Novas regras envolvendo idosos e CNH já está em vigor e você precisa saber o que mudou
07/09/2024 às 17h14
Por: Victor Silva
Home » Notícias » Novas regras envolvendo idosos e CNH já está em vigor e você precisa saber o que mudou
Regras envolvendo a CNH e idosos foram mudadas e você precisa saber o que mudou!
A recente atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe novas exigências para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afetando principalmente motoristas com mais de 60 anos.
Desde 2021, esses condutores precisam renovar suas habilitações com maior frequência. Apesar de não haver restrições quanto à idade para dirigir, a legislação agora exige que motoristas mais velhos passem por avaliações periódicas mais rigorosas.
Essas mudanças visam garantir que os motoristas idosos estejam aptos a dirigir de forma segura, verificando suas condições de saúde mais frequentemente.
Exames exigidos
Para a renovação, os motoristas mais velhos precisam realizar alguns exames obrigatórios:
Consulta com médico clínico: Avaliação geral de saúde;
Exame oftalmológico: Para verificar a visão do condutor;
Avaliação psicológica: Pode ser solicitada em alguns casos, dependendo da avaliação médica;
Teste toxicológico: Exigido para categorias C, D e E.
Isenções e descontos
Em alguns estados, como no Amazonas, motoristas com mais de 70 anos estão isentos de taxas de renovação no Detran. Para aqueles entre 50 e 70 anos, há um desconto de 50% nas taxas, dependendo do estado.
Como renovar?
O processo pode ser iniciado online, pelo site do Detran do estado, onde o motorista agenda exames e paga as taxas necessárias. Para motoristas das categorias C, D ou E, o teste toxicológico é obrigatório.
Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!