Penalidade
ATENÇÃO: Multa de R$ 195 + 5 pontos na CNH aos motoristas que não se atentarem a norma com esta tolerância
05/09/2024 às 9h30
Condutores que não se atentarem a norma de trânsito receberão valor salgado e pontos na carteira
Multas fazem parte do pacote de quem é motorista no Brasil e que não se atenta às regras básicas de trânsito, seja por pressa ou imprudência mesmo. Infelizmente, a lei pega pesado e atinge com pontos na carteira de habilitação e um valorzinho salgado que afeta o bolso do condutor, ainda mais os de motocicletas.
Diante dos engarrafamentos nas grandes metrópoles, alguns motoristas mais ‘espertinhos’ acabam usando um corredor nas pistas que não pertence a eles, seja por pressa ou falta de paciência, com isso, as multas chegam sem avisar pelos correios.
Atualmente, os motociclistas têm um corredor, que é o o espaço entre as faixas de rolamento, como uma alternativa para fugir do trânsito causado por demais veículos maiores, como automóveis e caminhões. Antigamente, trafegar entre as faixas de rolamento era visto como algo errado.
Mas, depois da revogação do Art. 56 do CTB em 1997, a prática agora é regulamentada. O Art. 29 do CTB permite o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos de faixas adjacentes, mas desde que o fluxo de veículos esteja parado ou lento.
A tolerância garante que os motociclistas brasileiros possam fazer uso do corredor apenas em situações específicas, conforme dito na lei. Vale destacar que se deve respeitar a distância de segurança em relação a outros veículos, mesmo que a lei não defina métricas exatas para tal distanciamento.
LEIA TAMBÉM:
● Golpe da multa falsa está enganando brasileiros! Saiba como evitar o prejuízo
● CNH aos idosos é a nova moda entre os brasileiros! Saiba as novidades bombásticas
● CNH de graça e 5 alertas urgentes aos motoristas chegam com tudo hoje (22/09)
Qual a penalidade a motociclistas que descumprirem norma?
Caso o motociclista use a faixa no dia a dia comum, em momento que o trânsito é livre, é visto como uma infração. A penalidade, de acordo com a lei, é uma multa de R$ 195,23 e mais 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.