ALERTA
Substância fatal: A Anvisa decretou retirada de 2 marcas populares de tempero e macarrão dos supermercados
31/08/2024 às 14h00
O órgão sempre está atento caso identifique algum produto que esteja fora das recomendações sanitárias e que possa fazer mal aos consumidores
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), decretou a retirada de 2 marcas populares de tempero e macarrão dos supermercados. Em julho de 2022 e maio de 2024, duas empresas receberam um alerta de medida cautelar barrando lotes dos produtos por estarem impróprios para comercialização.
O caso causa espanto até hoje, visto que o tempero e o macarrão são produtos bastante populares. De acordo com informações do Conselho Científico, o macarrão possui níveis glicêmicos baixos, o que proporciona ao organismo uma maior sensação de saciedade, por exemplo, o que o figura entre um dos alimentos mais queridinhos do país.
O macarrão também, ao contrário do que muita gente pensa, possui baixa velocidade de absorção da glicose no sangue e colabora na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabete e doenças cardíacas coronárias. Já os temperos são ingredientes acrescentados ao prato para realçar ou melhorar seu sabor e aroma. Eles podem ser usados durante o processo de preparação ou no alimento já pronto.
De acordo com informações do portal Gov da Anvisa, o órgão fiscalizador informou a Resolução Nº 1.768, de 08 de maio de 2024, que proibiu a comercialização, uso, distribuição e propaganda de um tempero bastante popular. Trata-se dos lotes 25/05/2025 e 03/07/2025, do produto Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Temperatta, que é da empresa SC Alimentos Ltda.
Portanto, todos os produtos dos lotes foram recolhidos dos supermercados com urgência. Considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa, o que demonstra a preocupação da SC Alimentos Ltda com o seus consumidores. A empresa justificou o pedido de recolhimento voluntário devido aos resultados analíticos insatisfatórios em relação ao padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.) e à identificação da presença de glúten.
LEIA TAMBÉM:
● Anvisa descobre tudo, proíbe venda de dois azeites gigantes no Brasil e surpreende todo mundo
● Substância fatal e risco de morte: A Anvisa decretou retirada de 2 marcas populares de macarrão e leite às pressas
● Substância fatal: A Anvisa decretou a proibição de 2 marcas populares de frango e salsicha de mercados
O QUE DIZ A EMPRESA?
Para quem não sabe, a substância fatal Salmonella provoca intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas de acordo com informações do portal Tua Saúde.
A empresa SC Alimentos Ltda, opera em Sarandi, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Seu foco principal de atuação é de comércio atacadista de produtos alimentícios em geral. A empresa segue comercializando os seus produtos normalmente, incluindo a Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Temperatta, onde apenas o lote informado foi barrado.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA DE MACARRÃO FOI BARRADA PELA AGÊNCIA NACIONAL DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Tudo aconteceu em 2022, quando a marca Keishi, fabricada pela BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, acabou sendo barrada, segundo informações do portal G1. Na ocasião, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão (nome fantasia Keish), constatando propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
Segundo a Anvisa, a medida foi necessária após uma inspeção que identificou que a empresa adquiriu e usou a substância contaminada como ingrediente na linha de produção de suas massas. O propilenoglicol adulterado foi utilizado na fabricação de petiscos para cachorros e pode ter sido responsável pela morte de ao menos 40 animais.
Outro ponto a ser mencionado é que, além do recolhimento imediato, foi determinado que a empresa de macarrão emitisse um alerta aos consumidores sobre o risco dos produtos por causa da substância fatal. A marca, para quem não sabe, é responsável por vários tipos de massas orientais, como udon, yakisoba, lámen e massas de salgados, como gyoza, por exemplo.
A EMPRESA SE MANIFESTOU?
De acordo com informações do portal CNN Brasil, após ser obrigada a recolher os seus produtos das prateleiras dos supermercados a empresa de macarrão, Keishi se manifestou através de uma nota emitida na época.
“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos.”, iniciou. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada”, declarou.
“Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado”, diz um trecho da nota.
Atualmente os produtos voltaram a ser comercializados normalmente, mesmo porque, os itens proibidos foram apenas dos lotes citados ao longo dessa matéria. Sendo assim, a marca segue produzindo os seus produtos normalmente, inclusive em seu site oficial, ainda segue o comunicado atípico sobre o produto barrado.
QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?
No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!