Fique atento! Restituição do IRPF está a caminho; saiba o que fazer para garantir
30/08/2024 às 22h20
Restituição do Imposto de Renda está chegando! Prepare-se para receber o valor de volta e saiba como garantir que seu dinheiro seja depositado
O ano de 2024 traz novidades para os contribuintes brasileiros com o anúncio da restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal revelou um plano abrangente de pagamentos, destinando 261.019 restituições para os que se beneficiaram da declaração pré-preenchida ou optaram pelo recebimento via Pix.
Ademais, 4.904.908 restituições serão concedidas a contribuintes regulares e 47.238 aos prioritários afetados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul.
Para verificar sua restituição, acesse facilmente o site da Receita Federal. Inicie a consulta informando seu CPF e data de nascimento e, após, verifique o status do pagamento que, se aprovado, será depositado na conta bancária registrada na sua declaração. Caso o crédito não seja efetivado, o valor poderá ser resgatado no Banco do Brasil por até um ano.
Se o dinheiro não for transferido no prazo, ainda é possível solicitar a restituição. Para isso, acesse o Portal e-CAC, selecione “Declarações e Demonstrativos”, escolha “Meu Imposto de Renda” e siga as instruções para reclamar o valor não resgatado.
Entenda o calendário
A Receita também divulgou o calendário de restituição para 2024, garantindo transparência e organização no processo. Os pagamentos estão programados da seguinte forma:
LEIA TAMBÉM:
● Tardou, mas chegou! Derradeiro lote da restituição do Imposto de Renda apareceu; veja agora
● Imposto de Renda: mais de 600 mil declarações estão retidas; saiba as consequências
● Depósito do último lote da restituição do IR foi confirmado; veja como não perder o prazo
- 1º Lote: 31 de maio;
- 2º Lote: 30 de junho;
- 3º Lote: 31 de julho;
- 4º Lote: 31 de agosto;
- 5º Lote: 29 de setembro.
Se enfrentar problemas com o depósito da restituição, utilize o Portal BB para reagendar o crédito ou entre em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Brasil. Alternativamente, o Portal e-CAC está disponível para tratar de restituições não resgatadas de maneira eficiente.
Para mais informações e atualizações sobre a restituição do Imposto de Renda de 2024, mantenha-se atento ao site da Receita Federal e consulte periodicamente as orientações oficiais. Em caso de dúvidas específicas, os canais de atendimento da Receita estão sempre disponíveis para oferecer suporte.
Com este guia, você está equipado para entender e navegar o processo de restituição do Imposto de Renda de 2024 com confiança, assegurando que receberá seu dinheiro sem contratempos. Assegure-se de acompanhar as datas e seguir corretamente os procedimentos para uma experiência sem transtornos.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.