Utilidade Pública
Salário não está rendendo até o fim do mês? Confira todas dicas de especialistas para equilibras as finanças
29/08/2024 às 9h30
Faça o dinheiro que recebe durar mais do que imagina com estas indicações de especialistas
A vida financeira dos brasileiros é um verdadeiro show de malabarismo, afinal de contas, ter o equilíbrio certo nas finanças é primordial para que os gastos do mês não ultrapassem os ganhos. Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de como pagar as contas adequadamente, dividir o salário entre os gastos essenciais e muito mais. Confira agora!
Garantir que o salário permaneça durando até o final do mês é um grande desafio para milhares de brasileiros, ainda mais os que ganham pouco ou vivem de renda fixa. A grande maioria recebe o pagamento no 1º dia útil do mês, outros no 5º dia útil e há quem tenha o privilégio de receber pagamentos quinzenais, o que proporciona mais controle.
Mesmo assim, acaba sendo complicado equilibrar as contas e fazer o dinheiro durar até o próximo repasse do salário, se tornando um grande desafio para se manter antes que a grana caia na conta novamente. Segundo uma pesquisa realizada, a ‘Pulso 2023’, são 61% dos trabalhadores que não conseguem economizar ou investir o salário.
De acordo com especialistas consultados pela Forbes Brasil, existem algumas maneiras de economizar e investir o salário, fazendo com que ele dure muito mais, por exemplo, o primeiro passo é adotar uma visão contínua na vida do seu controle financeiro mensal, monitorando de perto os gastos, consumo, com objetivo de eliminar surpresas desagradáveis.
Para dar esse passo, principalmente, é evitar ficar empolgado com o valor de salário que recebeu na conta, evitando gastos compulsivos e colocando tudo na ponta do lápis. Use a calculadora do seu celular e faça as contas dos ganhos e como dividir os gastos. É primordial deixar sempre um dinheiro reservado para uma poupança, gastos extras no mês e lazer, obviamente.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Alguns especialistas em finanças recomendam que se faça uma planilha de controle de gastos, seja no Excel ou em um caderno específico de entradas e saídas. Desta forma, terá uma visão física da sua renda mensal, seus gastos fixos, seus gastos necessários e o que costuma gastar a mais para investir e fazer gostos pessoais.
Coloque sempre na sua planilha de controle as suas necessidades básicas, como alimentação e moradia, suas metas financeiras, desde poupança e investimentos, os gastos variáveis, como o lazer e preze sempre por emergências financeiras, em qualquer âmbito, mas o mais comum seria em casos de uma doença que precisa fazer exames e comprar medicamentos, por exemplo.
O ideal é priorizar a quitação de dívidas em aberto em seu nome ou os gastos fixos, como aluguel, telefone, água, luz, etc. Evite sempre pagar contas em atraso ou deixar dívidas em aberto para não se enrolar com tarifas de juros e multas, dê prioridade a isso se possível, pois é o mais indicado.
Como faço meu salário render até final do mês?
Se o salário não está durando até o fim do mês, faça uma reavaliação de contas supérfluas, como gastos com streamings variados, operadoras de telecomunicações, compras no impulso em plataformas de varejo virtual e muito mais. Garanta que seus vencimentos sejam equivalentes aos seus gastos e prezando pela economia emergencial.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.