Ah, não!
Não vai ser mais de GRAÇA? Instagram, WhatsApp e TikTok tem comunicado de operadoras em 2024
28/08/2024 às 8h30
Apps de redes sociais podem não serem mais de graça, segundo presidente da Anatel
O aplicativo Instagram é muito mais que apenas fotos, vídeo curtos e interação social, ele é 100% gratuito para baixar em todas as lojas virtuais, seja para sistema Android e iOS, no entanto, as operadoras de telecomunicações estão prestes a por um fim nesse acesso de graça a ele, além do WhatsApp e TikTok também.
Não somente o Instagram será cobrado por seu uso de dados móveis, como outros aplicativos muito populares entre os brasileiros, como WhatsApp e TikTok, por exemplo. A prática de ‘zero rating’, ou seja, aquela que dá acesso a uso ilimitado destes aplicativos sem consumo da franquia contratada, pode ter um fim.
A informação foi divulgada por Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em evento da MWC 2024, considerado um dos eventos globais mais relevantes de conectividade. Este é um reflexo da mudança nos modelos de negócios das empresas de telecomunicações.
Agora, estas operadoras brasileiras estão em busca de novas formas de sustentar seus investimentos diante do crescente consumo de dados móveis e da expansão da rede 5G. A prática do ‘zero rating’ tem sido uma estratégia popular para atrair e reter clientes de diversas operadoras, como Claro, TIM, Vivo e Algar Telecom.
Estas operadoras prezam pelo oferecimento de um acesso ilimitado a aplicativos específicos, como o Instagram, WhatsApp e TikTok, isto sem descontar do pacote de dados. Porém, as operadoras começaram a remover o acesso ilimitado de novos planos, como vem acontecendo com a Claro, que já pôs fim na oferta de aplicativos ilimitados.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Demais operadoras de telecomunicações, como TIM, Vivo e Algar Telecom, já vem sinalizando possíveis mudanças semelhantes em seus pacotes de dados ilimitados a acesso de aplicativos populares. Então, não esquente a cabeça, o Instagram não vai cobrar pelo uso, mas utilizá-lo em rede móvel fora de casa pode ser um gasto problemático.
A expectativa é que as operadoras comuniquem de maneira clara essas alterações aos seus clientes, explicando como as novas tarifas serão aplicadas e como essa mudança poderá impactar seus hábitos de consumo de dados móveis.
Diante desse cenário, é fundamental que os consumidores fiquem atentos às novas condições de seus planos e às possíveis cobranças por conteúdo. O fim do acesso ilimitado a aplicativos populares pode ser um balde de água fria para muitos usuários, especialmente aqueles que estão acostumados a navegar sem preocupações com o consumo de dados.
O WhatsApp é gratuito?
Sim, o aplicativo WhatsApp contina sendo gratuito para baixar em dispositivos móveis e para uso ilimitado de pessoas físicas e jurídicas. Ele pode ser baixado nas lojas virtuais de smartphones Android e iOS, além de ter sua versão web para computadores e notebooks. Além da troca de mensagens instantâneas, ele ainda permite chamadas de vídeo, envio de fotos, documentos, áudios, localização em tempo real. Seu acesso depende da rede móvel ou da conexão Wi-Fi.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.