Pente-fino do INSS corta 45% dos beneficiários já em setembro

ALERTA

Pente-fino do INSS corta 45% dos beneficiários e pagamento é bloqueado já em setembro

25/08/2024 às 13h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Pente-fino INSS (Foto: Reprodução / FDR)

Pente-Fino do INSS já está assustando os seus beneficiários! Saiba agora quem está com CPF na lista do governo e pode ter o pagamento bloqueado em setembro

Milhões de brasileiros dependem do INSS para obter assistência financeira crucial, seja através de aposentadorias, auxílios ou pensões. O pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social é um processo de revisão dos benefícios concedidos, com o intuito de identificar possíveis irregularidades nos pagamentos.

Essa iniciativa, chamada de “pente-fino”, visa garantir que os montantes mensais cheguem de fato àqueles que mais necessitam, através da atualização e verificação dos cadastros dos beneficiários. Ele atinge em cheio principalmente os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), um auxílio de longa duração.

O benefício é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade financeira. Os interessados precisam atender há alguns pré-requisitos, visto que necessariamente o cidadão não precisa ter contribuído para a Previdência Social.

Além disso, outros tipos de benefícios de longa duração como aposentadorias e pensões por morte também podem ser revisados durante esse processo. Inclusive, com a atual revisão, foram identificadas irregularidades em 45% dos benefícios temporários disponíveis atualmente.

De acordo com informações da especialista do portal FDR, Laura Alvarenga, a expectativa é de que sejam revistos todos os pagamentos do INSS. Dessa forma, o pente-fino deverá realizar a análise de um total de 900 mil pagamentos até o fim de 2024.

LEIA TAMBÉM:

BPC/ Loas é um apoio financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica dado pelo governo junto ao INSS (Foto: Reprodução/ Internet)

BPC/LOAS é um apoio financeiro a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica dado pelo governo junto ao INSS (Foto: Reprodução / Gov)

O QUE FAZER PARA NÃO CORRER RISCO DE TER OS PAGAMENTOS DOS BENEFÍCIOS DO INSS  BLOQUEADOS EM SETEMBRO?

Para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pelo órgão federal, é primordial seguir algumas recomendações essenciais:

Mantenha seus dados atualizados: Garanta que suas informações cadastrais, como endereço e contatos, estejam sempre atualizadas no INSS, pois isso pode facilitar caso o órgão envie alguma notificação importante.
Acompanhe o calendário de pagamentos: Consulte regularmente o calendário de pagamentos através do aplicativo do Meu INSS para evitar atrasos e planeje suas finanças com antecedência.
Utilize os serviços digitais: Aproveite a conveniência dos serviços online do Meu INSS para resolver seus processos de casa de forma rápida e eficiente.
Fique atento a mudanças e novidades: Acompanhe as atualizações e comunicados do INSS para ficar por dentro de quaisquer alterações em benefícios ou procedimentos.
Busque orientação especializada: Caso tenha dúvidas ou precise de assistência, não hesite em procurar um profissional qualificado, como um advogado previdenciário, para conseguir orientações personalizadas.

Entenda a nova lei que facilita a aposentadoria para trabalhadores

Fachada da Previdência Social (Foto: Reprodução / INSS)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.