ALERTA
Salário dos aposentados do INSS vai AUMENTAR e brasileiros entram em clima de FESTA
25/08/2024 às 7h00
A aposentadoria é um dos momentos mais aguardados para quem trabalha de carteira assinada e faz as contribuições para a Previdência Social
Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu mudanças importantes em um tipo de aposentadoria, tornando o processo de obtenção mais acessível e simplificado para milhares de pessoas que trabalham de carteira assinada.
Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social. Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício.
Ocorre que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho. Para piorar a situação, as vezes o benefício é negado após a perícia médica por diversos motivos.
Porém, uma boa notícia para quem deseja se aposentar por esse motivo é que o INSS inseriu mais doenças elegíveis para a concessão do benefício. Para ter direito ao Benefício por Incapacidade Permanente, o segurado precisa atender a alguns requisitos:
- Ter, no mínimo, 12 contribuições ao INSS antes do pedido de aposentadoria;
- Estar em situação de segurado ativo junto ao INSS;
- Comprovar, por meio de perícia médica realizada pelo INSS, que não possui condições de retornar ao trabalho;
- Apresentar documentação médica comprobatória, como exames, laudos e atestados;
Para dar entrada na solicitação, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Inicialmente, o segurado passará por uma etapa administrativa, onde serão avaliados os documentos que confirmam sua condição de segurado.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
SALÁRIO DOS APOSENTADOS DO INSS VAI AUMENTAR?
Uma das principais mudanças que tem trazido alívio aos aposentados brasileiros é o recente aumento no salário mínimo. O presidente Lula destacou que este valor será elevado até o final de 2024, beneficiando diretamente aqueles que recebem o piso previdenciário de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.
Além disso, os benefícios da Previdência Social, como aposentadorias e pensões, também passarão por reajustes importantes, assegurando que os rendimentos dos idosos acompanhem a inflação e o custo de vida. O aumento do salário mínimo tem um efeito nos benefícios previdenciários, visto que a maioria deles é atrelada a este valor.
Principalmente quem recebe um salário mínimo (R$ 1412 reais atualmente) poderá começar a pular de alegria. Isso significa que os idosos que recebem o piso do INSS verão seus rendimentos elevados, garantindo que seu poder aquisitivo não seja corroído pela inflação. A previsão é que até dezembro o valor do reajuste já seja revelado e o pagamento aconteça no início de 2025.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!