ALERTA
Beneficiários do INSS serão convocados para revisão; Entenda a medida que está dando o que falar HOJE (23/08)
23/08/2024 às 12h00
Atenção a essa revisão de benefícios a segurados por este órgão
O pente-fino no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) segue a pleno vapor, ainda mais visando acabar com irregularidades, fraudes e concessões indevidas em benefícios como o auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada.
O pente-fino no INSS é uma ação em conjunto do Ministério do Planejamento, que prioriza a revisão dos gastos, com o Ministério da Fazenda, com objetivo principal de acabar com o déficit público. Diante dessa medida que está dando o que falar entre os segurados, é visada uma economia de R$ 10 bilhões somente em 2024.
Além da revisão de benefícios como o auxílio-doença e do BPC, o seguro-defeso também está incluso na malha fina. Para quem não sabe, o seguro-defeso é destinado aos pescadores artesanais. Vale destacar que os dependentes com autismo comprovado não passarão por essa revisão do INSS.
Todos beneficiários do BPC e auxílio-doença serão convocados entre os meses de maio e junho de 2025 para passarem por perícia médica, comprovação da renda familiar e verificação para identificar se estão acumulando renda com outro benefício previdenciário ou seguro-desemprego, fator que é proibido.
Não deixe de atender às convocações quanto chegar o período certo, pois muitos dos segurados ainda poderão manter seus benefícios de renda fixa, talvez o pente-fino será somente para regularização de dados cadastrais e para comprovação da prorrogação ou continuidade dos pagamentos mensais. Caso não haja comparecimento, eles poderão ser bloqueados ou cancelados.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Quem tem direito ao BPC e auxílio-doença?
O BPC é um benefício garantido a pessoas da mais baixa renda, dentre eles, idosos de 65 anos ou mais ou deficientes físicos (PcDs), de qualquer idade. O Auxílio-doença, ou Beneficio por Incapacidade Temporária, é destino a trabalhadores que precisam se afastar dos seus empregos por 15 dias ou mais por questões de acidente ou doença.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.