Requisição
Desprevinidos? Auxílio-doença tem mudança significativas em suas regras e você precisa saber AGORA (22/08)
22/08/2024 às 9h30
Entenda quais são as mudanças a partir de agora nesse benefício do Instituto Nacional do Seguro Social
Você sabia que o auxílio-doença agora tem o nome de Benefício por Incapacidade Temporária? Pois é, o nome ficou um pouco maior, mas faz jus à alteração. O benefício previdenciário concedido pelo INSS passou por significativas alterações e você precisa entender tudo sobre o assunto para não se prejudicar.
O auxílio-doença nada mais é que destinado aos trabalhadores que, por conta de uma doença ou acidente, acabam ficando impossibilitados de exercer suas funções laborais por um período superior a 15 dias consecutivos.
Agora, não existe mais a prorrogação automática do benefício baseado apenas em um atestado médico. Com essa mudança significativa, agora a concessão e continuidade do auxílio-doença acaba sendo mais criterioso.
É exigida uma perícia médica presencial, previamente agendada, para que seja feita uma avaliação mais detalhada da condição de saúde da pessoa que estava afastada por acidente ou doença. Desta forma, o INSS elimina quaisquer tipos de fraudes e assegura que o repasse do benefício seja feito a quem realmente precisa dele.
Para que seja feita a prorrogação do benefício do auxílio doença, na atualidade, o interessado que já recebe ele do INSS deverá, primeiramente, acessar sua conta no portal oficial ou aplicativo de celular do Meu INSS.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Depois, deve-se fazer a solicitação de um novo pedido do auxílio-doença, mesmo que já esteja recebendo. Não deixe para a última hora, faça isso, pelo menos, um mês antes de encerrar os repasses destinados a você para não se prejudicar.
Encaminhe todos documentos necessários anexados, desde os atestados médicos, laudos, documento de identificação e agende uma nova perícia médica presencialmente. No dia marcado, leve todas as documentações que comprovem que você ainda não está recuperado para que a prorrogação seja garantida.
Quais os requisitos para concessão do auxílio-doença do INSS?
Alguns requisitos cruciais devem ser cumpridos para que o auxílio-doença seja concedido pelo INSS, dentre eles, as contribuições mensais à Previdência Social devem estar sendo cumpridas, com período mínimo de carência de 12 meses (exceto alguns raros casos), bem como ser comprovada, por perícia médica, a incapacidade ao trabalho.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.