Benefícios
Muito calor ou muito frio? Conheça se é melhor ter um Climatizador ou um Ar-Condicionado; Saiba DIFERENÇAS
20/08/2024 às 9h15
No frio ou no calor, estes aparelhos salvam a vida dos brasileiros e dão qualidade diante de baixas ou altas temperaturas
Está planejando em acabar com esse calorão que sente ou então adequar a temperatura dentro de casa em dias mais frios? A solução pode ser um ar-condicionado ou um climatizador de ar. No entanto, você sabe qual a diferença desses aparelhos modernos?
Ter a refrigeração adequada no seu lar pode ser fundamental para o bem estar de toda a família. A grande maioria dos brasileiros opta pelo bom e clássico ventilador, mas verdade seja dita, com o tempo de uso, o motor dele aquece e acaba esquentando o ambiente ao invés de refrescar.
A solução mais adequada na atualidade é o uso do ar-condicionado, porém, deve-se ter um bom poder aquisitivo para esse luxuoso aparelho. Há quem pague ele em prestações e acabe se rendendo ao uso dele, pois há regiões muito quentes ou muito frias no país, ficando impossível sobreviver sem esse auxiliar da qualidade de vida.
Porém, a quem prefira um climatizador de ar, que é muito mais barato, mas tem característica peculiares e bem diferentes do ar-condicionado. Vem entender com a gente essas diferenças para esclarecer sua mente antes de fazer um investimento para sua casa. Confira as vantagens, benefícios e desvantagens.
Primeiramente, é essencial você entender como funciona, tradicionalmente, as condições climáticas de onde mora, isto para não meter os pés pelas mãos e comprar um aparelho que não vai lhe dar o conforto que espera. Economize dinheiro só tendo isso em mente, acima de tudo.
LEIA TAMBÉM:
● IPVA 2025 GRÁTIS é oficial em nova lista de veículos revelada pelo Detran
● Brasileiros podem garantir o saque de R$1.000 ou mais; confira se você está entre os elegíveis
● Crédito consignado: entenda o prazo de liberação após o desbloqueio e como garantir
Em seguida, entenda como funcionam os aparelhos, seja o ventilador de chão, teto, o ar-condicionado e o climatizador. De acordo com especialistas, o ar-condicionado – tanto os fixos quanto os portáteis – é o mais adequado ao resfriamento, pois seu sistema compressor é equivalente de uma geladeira.
Já o climatizador precisa de água (adicionada manualmente em seu reservatório) para que o ar do ambiente seja resfriado corretamente, porém, a água evapora com o uso. Para regiões que tenham baixa umidade, o climatizador é uma estrela, mas em locais onde há muita umidade, ele tem sua eficácia reduzida e vista como desnecessária.
Para que o climatizador refrigere o ar em um dia quente, o ideal é colocar pedras de gelo junto à água no reservatório. Esta é uma solução barata, mas que pode deixar o usuário de ‘saco cheio’. Por isso, o ar-condicionado já tem a função do resfriamento e aquecimento, sem precisar do mesmo trabalho que um climatizador.
Então, se acha que um climatizador vai melhorar a qualidade do ar e resfriamento do seu lar, ainda mais pelo custo baixo, manda ver! Agora se quer menos trabalho e dor de cabeça com um simples toque de controle remoto, analise a estrutura da casa, ambiente, antes de comprar um aparelho destes que exige instalação e regular manutenção.
Qual a previsão do tempo para o final de semana?
De acordo com previsões do tempo recentes, o final de semana entre os dias 24 e 25 de agosto, estão com propensão de queda exponencial de temperaturas novamente na região sul e sudeste do Brasil. Entre o centro-oeste, norte e nordeste, as temperaturas estarão bem aquecidas, podendo chegar a 43º em Cuiabá (MT).
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.