Idosos celebram: anúncio de gratuidade em serviços públicos traz alegria e alívio; entenda
13/08/2024 às 20h00
Idosos em todo o país têm motivo para comemorar após o anúncio de gratuidade em serviços públicos. Esta medida oferece não apenas alívio financeiro, mas também maior acessibilidade
A população idosa no Brasil tem crescido de forma constante, alcançando 32,1 milhões de pessoas em 2022, o que representa 15,6% do total, conforme os dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE.
Comparado a 2010, esse número sofreu um aumento de 56%, refletindo em um índice de envelhecimento que saltou de 30,7 para 55,2. Esse cenário evidencia que há 55,2 pessoas com 65 anos ou mais para cada 100 crianças de 0 a 14 anos.
Os idosos contam com diversos benefícios garantidos por lei, que visam aliviar suas despesas e melhorar sua qualidade de vida. Essas isenções cobrem uma ampla gama de serviços, facilitando o dia a dia dessa faixa etária e contribuindo para que mantenham seu orçamento equilibrado.
Um dos principais benefícios é a gratuidade no transporte público. Idosos têm direito a viajar sem custo em linhas municipais e intermunicipais, bastando apresentar um documento com foto. Para viagens interestaduais, o benefício se estende a dois assentos gratuitos por linha.
Caso estes estejam ocupados, é possível obter um desconto de 50% na tarifa. Importante ressaltar que, para usufruir deste desconto, o idoso deve adquirir sua passagem com no mínimo três horas de antecedência, em alguns casos, sendo necessário um cadastro no site da transportadora.
LEIA TAMBÉM:
● Carteira do Idoso traz benefícios imperdíveis para quem tem mais de 60 anos; veja como garantir
● Idosos de 60 anos ou mais conseguem alívio financeiro com isenção de dívidas; confira
● Idosos com mais de 61 recebe lista de presentes gratuitos do Estado; confira!
Mais benefícios
Além do transporte, os idosos também são isentos de pagamento na aquisição de medicamentos de uso contínuo. Medicamentos para doenças crônicas como hipertensão e diabetes podem ser retirados gratuitamente nas unidades da Farmácia Popular. Para isso, é necessário apresentar a receita médica junto com um documento de identidade.
Outra facilidade é a emissão gratuita da primeira via da Carteira Nacional de Identificação (CNI), documento que possui validade vitalícia para pessoas com mais de 60 anos. A carteira é emitida pelo órgão competente de cada estado.
Os benefícios oferecidos pelo Governo Federal garantem não só a redução de custos em serviços essenciais, mas também promovem uma maior integração social dos idosos, permitindo que eles continuem ativos e participativos na sociedade.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.