Anvisa barra 2 marcas de farinha e produto n°1 das donas de casa

ALERTA

Substância fatal: Anvisa faz proibição contra 2 marcas de farinha e produto n°1 das donas de casa

10/08/2024 às 14h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Fachada da Anvisa e produtos populares nos supermercados (Foto: Reprodução / Canva / Hora do Benefício)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) está sempre em alerta para identificar e punir as empresas que não estão seguindo a recomendações sanitárias

2 marcas de farinha e produto n°1 das donas de casa foram barrados pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), visto que um dos motivos é que o lote em situação de medida cautelar estava com uma substância que pode ser fatal em algumas situações e por esse motivo, os lotes foram barrados dos supermercados.

De acordo com informações do portal Gov da Anvisa, a marca de farinha Panko, indicada para empanar carnes e legumes em geral, foi proibida pela autarquia após grave constatação. A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024.

Sendo assim, o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrado nos supermercados. A medida contra a empresa, que inclusive está no mercado desde 1987, foi ocasionada por causa de um comunicado de recolhimento voluntário recebido pela mesma.

Isso porque a produção do lote especificado aconteceu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população, podendo causar doenças cardiovasculares (coração parando) e câncer, por exemplo de acordo com o portal Neoprospecta.

Vale pontuar que a substância que pode ser fatal em alguns casos, aconteceu apenas com o lote mencionado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da marca seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado aos consumidores.

LEIA TAMBÉM:

Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos foi o último produto da lista proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

Farinha Panko, da marca Alfa Alimentos foi o último produto da lista proibido pela Anvisa (Foto: Reprodução / Google Shopping)

O QUE DIZ A EMPRESA?

No site oficial da empresa Alfa Alimentos, a mesma emitiu um alerta aos seus clientes. “A indústria alimentícia Alfa ltda informa aos consumidores que o produto mistura flocada para empanados (panko), da marca alfa alimentos, com a data de validade 25/11/2024, conteúdo líquido 1.000 g em embalagem plástica, será recolhido do mercado consumidor”, iniciou o comunicado.

“Esta medida decorre do fato que a produção deste produto ocorreu em um momento em que nossa fábrica estava passando por reformas estruturais para adequação à legislação vigente. Solicitamos aos consumidores que possuam esses produtos que entrem em contato com a indústria alimentícia alfa ltda para que seja agendada a sua substituição”, destacou a empresa Alfa Alimentos.

“A troca será realizada sem custos adicionais, como parte do nosso compromisso com a satisfação e segurança do cliente. é importante destacar que, embora não tenhamos identificado evidências de contaminação nos produtos afetados, existe a possibilidade de risco à saúde dos consumidores. a produção durante as reformas estruturais poderiam potencialmente levar a contaminações químicas ou físicas do produto, o que pode acarretar riscos variados à saúde”, informou a fabricante da marca de farinha.

Desse modo, a empresa disponibilizou o telefone (11) 5524-8817 para maiores esclarecimentos ou para os clientes agendarem a substituição dos produtos. Com esse comunicado, a Alfa Alimentos demonstra o respeito e zelo pelos seus clientes.

Alfa Alimentos emitiu um comunicado oficial (Foto: Reprodução / Site da Marca)

Alfa Alimentos emitiu um comunicado oficial (Foto: Reprodução / Site da Marca)

QUAL OUTRO PRODUTO FAVORITO DAS DONAS DE CASA ACABOU SENDO PROIBIDO PELO ÓRGÃO FISCALIZADOR?

De acordo com informações de consulta pública da Anvisa no portal Gov, foi publicada a Resolução Nº 1.689 no dia 02 de maio de 2024 no qual proibiu uma famosa marca de sal, produto n°1 das donas de casa no preparo dos alimentos. Você certamente já ouviu falar alguém questionando que a comida está com ‘muito sal’ ou com ‘pouco sal’, para você ver tamanha importância desse alimento.

De acordo com informações do portal G1, o sal regula o ritmo cardíaco, o volume sanguíneo, a transmissão dos impulsos nervosos e a contração muscular, além de sustentar o equilíbrio dos fluidos corporais. Desse modo, o sal moído refinado iodado União, da empresa Maranata Salineira do Brasil LTDA foi barrado dos supermercados.

O motivo foi por causa do Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 73.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central do Estado de São Paulo Instituto Adolfo Lutz, onde ocorreu um resultado insatisfatório para o ensaio de determinação de iodo (menor que o estabelecido).

No caso, o iodo é acrescentado ao sal para evitar doenças, como bócio, um aumento no volume da tireoide, uma glândula localizada no pescoço que dita o ritmo em que o corpo trabalha. O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa decreta retirada de 2 marcas de salgadinhos dos mercados (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)

Anvisa decreta retirada de marca de sal dos mercados (Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio de Janeiro)

QUANDO A ANVISA FOI FUNDADA?

No dia 26 de janeiro de 1999, graças a Lei nº 9.782, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária foi fundada.De acordo com o site oficial do Governo Federal, a Anvisa é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional através das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa toma decisão sobre salgadinho (Imagem: Reprodução)

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.