Aprovado! Lula solta nova lei e idosos comemoram FIM de dívidas após ação
29/07/2024 às 16h15
Embora grande parte da população não saiba, o idoso é tem direito a diversos benefícios importantes estipulados por lei e garantido pelo Governo, para qualquer pessoa que tem idade igual ou superior a 60 anos. Por isso, a Carteira do Idoso é um documento que garante inúmeros benefícios e que ajuda os brasileiros a acessarem serviços como o transporte público coletivo sem qualquer custo, mas as pessoas da terceira idade também têm um novo benefício envolvendo o cartão de crédito.
Nova lei do cartão de crédito entra em ação no governo Lula
É oficial! Nubank anuncia crédito especial de R$ 5 mil; saiba como solicitar benefício
Uma nova legislação entrará em vigor ainda em 2024 com o objetivo de proteger os consumidores, principalmente os idosos, dos juros e cobranças excessivas dos cartões de crédito. Essa nova lei trará importantes mudanças que beneficiarão os idosos endividados e trarão mais segurança financeira para essa parcela da população.
Uma das principais mudanças trazidas pela nova legislação é a limitação dos juros cobrados no crédito rotativo. Antes, os juros poderiam chegar a valores exorbitantes, dificultando ainda mais a quitação das dívidas. Agora, os juros não poderão ultrapassar 100% do valor da dívida original. Essa medida busca evitar que os idosos sejam ainda mais prejudicados pelos altos juros cobrados pelas instituições financeiras.
Bomba! Anvisa suspende 359 lotes de produto de empresa brasileira famosa e causa choque
LEIA TAMBÉM:
● Problemas para acessar o Caixa Tem? Veja dicas para solucionar e voltar a usar o aplicativo
● Valores retroativos do BPC estão disponíveis! Descubra como receber o seu dinheiro acumulado
● Descubra as vantagens do novo RG com CPF e como ele vai te beneficiar
Outra importante mudança é a possibilidade de portabilidade da dívida do cartão de crédito. Isso significa que o consumidor poderá transferir sua dívida para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas. Essa medida dá ao consumidor a oportunidade de buscar alternativas com juros mais baixos e melhores condições de pagamento.
Além das mudanças relacionadas aos cartões de crédito do governo Lula, a nova legislação também traz a Lei do Superendividamento, que visa proteger os idosos que se encontram em situação de endividamento excessivo. Para se beneficiar das isenções previstas na nova legislação, os idosos devem estar devendo contas de serviços básicos, como energia, água, gás e telefone. Além disso, também podem ser pagas sem juros as dívidas referentes a empréstimos bancários ou de financeiras, boletos e carnês de consumo.
Aprenda a fazer esse sabonete caseiro e veja sua pele se transformar em pouco tempo
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉