Pente-fino do Governo CORTA 600 mil beneficiários de BÔNUS EXTRA do Bolsa Família em AGOSTO
22/07/2024 às 10h32
Essa notícia vem diretamente do Governo do Estado do Pernambuco para quem contava com o 13º do Bolsa Família. O benefício estava destinado, inicialmente, a cerca de 1,6 milhões de famílias residentes do estado em situação de pobreza. No entanto, o governo estadual divulgou que 600 mil deles foram cortados desse bônus extra no programa social.
O Governo do Estado de Pernambuco divulgou que, em uma recente auditoria feita nos cadastros dos inscritos do Bolsa Família, 600 mil deles estavam com irregularidades notórias em suas informações repassadas, fazendo com que o chamado de 13º do benefício social fosse cortado em um pente-fino.
A previsão para o pagamento do 13º do Bolsa Família está previsto para chegar no dia 19 de agosto de 2024, quando se inicia o cronograma de repasses do programa social em todo o Brasil. Mas, o bônus extra só é garantido a quem mora no estado do Nordeste, afinal de contas, é uma manobra em conjunto do Estado de Pernambuco com o Governo Federal, atrelando o benefício ao programa social ‘Pernambuco Sem Fome’.
Wilson José de Paula, o secretário de Fazenda do Estado, em uma recente entrevista concedida à Rádio Folha, destacou que foram 600 mil famílias inscritas em que foram encontradas as referidas irregularidades nos cadastros. Ele ainda destacou que, anteriormente, estes que sofreram os cortes vinham recebendo o benefício indevidamente.
Com essa revisão do 13º do Bolsa Família, que faz parte do orçamento do estado de Pernambuco exclusivamente, uma economia significativa aos cofres foi resultada. De acordo com o secretário da Fazenda, foram cerca de R$ 170 milhões de reais, aproximadamente, economizados com os cortes dos cadastros irregulares com fraudes.
“Foi um aprendizado necessário para aprimorar a distribuição dos recursos”, detalhou o secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, Wilson José de Paula, em entrevista à Rádio Folha. Durante a conversa, ele ainda revelou que haviam pessoas inscritas no programa com bens elevados e até carros de luxo em seus nomes, comprovando s fraudes.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
As ações de fiscalização e a devida aplicação dos fundos públicos, é exercício de transparência do 13º do Bolsa Família para atender a quem realmente mais necessita e diante dos cidadãos que não precisam desse repasse, deixando a todos cientes de que a verba de investimento no combate à fome e desigualdade social, vem sendo aplicada adequadamente. Será R$ 150 a mais acrescido aos valores tradicionais do Bolsa Família nesse estado, em agosto.
Cortes do 13º do Bolsa Família prejudicam quem precisa?
Há pessoas que acreditam que toda essa fiscalização possa prejudicar famílias que precisam do bônus extra. O deputado Sileno Guedes é um deles. Ele aponta que possa acontecer certas injustiças com algumas destas 600 mil famílias que foram penalizadas no pente-fino do estado. Porém, a possibilidade de contestar a decisão está disponível e existe uma equipe específica para fazer a revisão das contestações apresentadas.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.