CHOCANTE

Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 2 marcas populares de tempero e óleo dos mercados

21/07/2024 às 12h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Fachada da Anvisa e marcas de óleo e tempero retiradas dos supermercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), decretou a proibição de 2 marcas populares de tempero e óleo dos mercados por um motivo chocante: Substância fatal

Em maio de 2024 e abril de 2023, 2 produtos populares receberam uma determinação da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária). Os temperos são ingredientes acrescentados ao prato para realçar ou melhorar seu sabor e aroma. Eles podem ser usados durante o processo de preparação ou no alimento já pronto.

Enquanto os óleos são ricos em vitaminas, contribuindo na prevenção de doenças degenerativas e até mesmo auxiliando no tratamento de sintomas da TPM e da menopausa. Portanto, são 2 marcas populares indispensáveis na dispensa dos lares brasileiros e por isso a proibição da Anvisa causou espanto.

De acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi emitido pela Anvisa, uma medida cautelar na qual proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote nº 22211 do produto óleo de Soja, marca Cocamar. O lote em questão tem data de fabricação: 13/05/2022, data de validade: 13/05/2023. O comunicado foi emitido através da Resolução Nº 1.227 do dia 10 de abril de 2023.

O motivo da proibição foi o teor de gordura trans acima do permitido na legislação sanitária. A gordura trans pode provocar diferentes danos à nossa saúde, estando seu consumo excessivo relacionado, principalmente, com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrame, aterosclerose e infarto.

O problema foi identificado apenas no lote citado, sendo assim a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos. Porém, a Situação da Medida Cautelar segue Ativa para o lote mencionado. Atualmente, a Cocamar conta com aproximadamente 115 unidades operacionais espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM:

São mais de 19 mil famílias de cooperados que trabalham com a produção de soja e milho, principalmente, além de trigo, café, laranja e pecuária. A empresa é referência em sua área de atuação e a medida cautelar tratou-se de um caso isolado.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Óleo de Soja, marca Cocamar (Foto: Reprodução / Central Alimentos)

Óleo de Soja, marca Cocamar (Foto: Reprodução / Central Alimentos)

QUAL MARCA DE TEMPERO FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa enviou a publicação da Resolução Nº 1.768, de 08 de maio de 2024, que proibiu a comercialização, uso, distribuição e propaganda de um tempero bastante famoso.

Trata-se dos lotes 25/05/2025 e 03/07/2025, do produto Pimenta-do-reino preta moída pura, da marca Temperatta, que é fabricada pela empresa SC Alimentos Ltda. Sendo assim, todos os produtos dos lotes foram recolhidos dos mercados com urgência.

Considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa, o que demonstra a preocupação da SC Alimentos Ltda com o seus consumidores. Vale pontuar que apenas o lote citado foi afetado, portanto todos os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum, até mesmo esse produto, oriundo de outros lotes.

A empresa justificou o pedido de recolhimento voluntário devido aos resultados analíticos insatisfatórios em relação ao padrão microbiológico do produto (presença de Salmonella sp.) e à identificação da presença de glúten.

Para quem não sabe, a substância fatal Salmonella é uma bactéria que causa intoxicação alimentar, podendo até mesmo se estender para uma grave infecção e levar até mesmo à morte, em situações mais delicadas.

Apesar de se tratar de um recolhimento voluntário, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Pimenta-do-Reino (Foto: Divulgação/ Casa do Naturalista)

Pimenta-do-Reino (Foto: Reprodução / Casa do Naturalista)

COMO FUNCIONA A FISCALIZAÇÃO DA ANVISA?

As ações de fiscalização têm início a partir de denúncias, de queixas técnicas e de programas de monitoramento de acordo com informações do portal Brasil Escola. Na fase inicial do processo de investigação são avaliadas as informações que foram apresentadas e, a depender do caso, solicitados mais subsídios para análise da equipe técnica especializada.

A inspeção possui o intuito de verificar e fazer cumprir os requisitos de Boas Práticas e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente aplicável aos estabelecimentos de Sangue, Tecidos e Células (STC), de forma a coibir práticas que possam apresentar riscos à saúde individual e coletiva.

Ao vivo, Jornal da Globo anuncia novo decreto da Anvisa (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Sérgio Lima / Poder360)

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.