ALERTA

Notícia tem martelo batido HOJE (20/07): Pagamento do 14° salário do INSS em 2024 e a decisão final

20/07/2024 às 11h00

Por: Diego Laureano
14° salário do INSS (Foto: Reprodução / Cadastro Único)
14° salário do INSS (Foto: Reprodução / Cadastro Único)

O Instituto Nacional do Seguro Social é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo o responsável pelo repasse das aposentadorias e pensões e benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a autarquia do Governo Federal responsável pelo repasse das aposentadorias, pensões, benefícios previdenciários e assistenciais dos brasileiros. Neste sábado (20), destacaremos sobre o pagamento do 14° salário em 2024 e a decisão final sobre o abono.

Vale destacar que a liberação de um 14° salário aos beneficiários do INSS tem sido um dos assuntos mais comentados entre os brasileiros. Para quem não sabe, o Projeto de Lei 4367/2020, criação do deputado federal Pompeo de Mattos, nasceu com o propósito de instituir um décimo quarto aos aposentados que tiveram o 13° antecipado na época da pandemia.

Em junho de 2022, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), retirou da pauta de decisões a apreciação do texto, designando nova análise em Comissão Especial da Câmara. Desse modo, em 2023 ainda se aguardavam sinais de avanço na aprovação do projeto, mas o ano passou e nada. Em 2024 a expectativa continuou.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil”, disse Arthur Lira em entrevista ao jornal O Globo. Embora o Projeto de Lei 4367/2020 não tenha sido aprovado, a implementação do 14º salário permanece como uma das principais reivindicações dos aposentados.

O 14º salário ajudaria a diminuir o impacto negativo na situação financeira das famílias aposentadas que, durante a pandemia, deixaram de fazer as consultas de rotina por medo do contágio e acabaram prejudicando ainda mais a saúde e tendo mais gastos com medicamentos.

LEIA TAMBÉM:

Portanto, como a pandemia da Covid-19 teve início há 04 anos e o período mais turbulento já passou, o projeto deve ser engavetado de acordo com informações divulgadas pelo portal UOL. Isso porque no período crítico a ajuda não foi disponibilizada e atualmente com quase tudo voltando ao normal fica ainda mais difícil conseguir tal aprovação, visto que um 14º salário do INSS estaria totalmente fora do teto orçamentário para esse ano.

14º salário do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Fachada da Previdência Social (Foto: Reprodução / INSS)

QUEM PODERIA RECEBER O 14° SALÁRIO DO INSS?

Você já sabe quem são os beneficiários que poderão receber o benefício? Pois, bem, iremos destacar agora quais são os grupos que estão previstos para receberem o 14° salário em uma eventual aprovação. Os critérios de pagamento seguirão os mesmos já aplicados pelo INSS. Assim, segundo o portal Acordo Certo, terão direito ao abono quem recebe os seguintes benefícios previdenciários:

  • Aposentadorias;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Salário-maternidade;
NOTÍCIA BOA! 14º salário é liberado para aposentados do INSS

14º salário do INSS (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.