ATENÇÃO (22): Critério básico para ASSEGURAR saques do Bolsa Família tem a ver com MATRÍCULA de crianças
22/07/2024 às 7h46
O programa Bolsa Família, do Governo Federal, é o mais impotante benefício a quem mais precisa para se estabelecer financeiramente na sociedade, destinado com exclusividade a pessoas que vivem com suas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Há certos requisitos a serem cumpridos que garantem o recebimento mensal dos valores.
O programa Bolsa Família traz nova exigências, dentre elas, o de fazer as matrículas escolares de crianças em instituições educacionais públicas. Manter a frequência escolar é um dos requisitos básicos para que o benefício social seja repassado todos os meses. Dentre s critérios, se destaca o seguinte:
Crianças de três anos devem ingressar na creche como requisito básico para que a família possa continuar recebendo o auxílio mensal do programa Bolsa Família. Além da obrigatoriedade assegurar o repasse de valores todos os meses, ainda garante o desenvolvimento educacional das crianças desde muito cedo, viando um crescimento integral e mais saudável.
O Bolsa Família implementou o critério da educação desde cedo para que o auxílio financeiro chegue devidamente. Antes, o programa era somente um suporte monetário, mas hoje, garante a frequência escolar, acompanhamento pré-natal às gestantes e carteira de vacinação seguida à risca como requisitos básicos, dando suporte na saúde e educação também dos menos afortunados.
Crianças de variadas faixas etárias, seja na primeira infância, pré-adolescência até a fase adulta, o Bolsa Família tem exigência básica de que todos eles, de 3 a 18 anos, sejam matriculados em escolas do ensino público e mantenham uma frequência escolar regular, tanto para aprimorar a qualidade de ensino, aprendizado e dar oportunidades de um Brasil melhor, quanto garantir o repasse de renda mensal do programa social.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Com esse estímulo à educação no programa social, isso contribui a médio ou longo prazo para uma redução da pobreza no país e uma melhoria de vida às famílias no futuro, ainda mais pensando que as crianças e adolescentes são nosso Brasil do amanhã. Vale destacar que as famílias que têm crianças e adolescentes, ainda recebem mais um incentivo financeiro do benefício social.
Crianças de 0 até 6 anos, o Bolsa Família paga valores adicionais de R$ 150 reais para que eles tenham mais condições de alimentação básica na mesa e todas necessidades que uma criança precisa para qualidade de vida e crescimento. Já as crianças de 7 anos até as de 18, independente do número delas em uma casa, são R$ 50 reais a mais por cada uma delas para auxiliar os pais e tutores legais financeiramente nas despesas.
Matrículas garantem recebimento do Bolsa Família?
Sim, os pais e tutores legais de crianças e adolescentes devem se atentar aos prazos determinados pelo Governo para que se faça as matrículas escolares dos dependentes. Caso as matrículas em escolas de ensino público não sejam feitas nos prazos previamente determinados ou a frequência escolar não aconteça com frequência, o benefício do Bolsa Família pode ser interrompido.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.