URGENTE (18): Golpes do BPC são direcionados aos Idosos de 60,61,62,65 ou mais; Veja como funciona e EVITE
18/07/2024 às 11h49
Caso você seja um idoso, ou conheça algum dele acima dos 60 anos, essa notícia é muito importante a esse grupo que já contribuiu tanto para nossa sociedade. Acontece que muitos idosos caem em golpes virtuais ou pelo telefone, isto ao passarem dados e confiando em quem entra em contato, ainda mais aos beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) que estão sendo contatados e marcando encontros presenciais com criminosos!
A proteção dos dados pessoais é cada vez mais crescente no Brasil, ainda mais ao grupo de idosos que não tem noção das maldades que criminosos comentem em nome de empresas, órgãos, bancos, etc. Há pouco tempo, uma fraude que acomete o BPC foi revelada e ela choca no desenrolar em que descobrimos a forma que é aplicada.
É muito relevante estar atento à segurança dos direitos e benefícios, sejam eles dos idosos ou cidadãos comuns com menor conhecimento ou familiaridade em relação ao que vem acontecendo. As pessoas de 60 anos ou mais não costumam ter contato tão direto com as tecnologias modernas, ainda mais no campo digital, por isso toda atenção deve ser redobrada.
Com isso, os idosos brasileiros tem sofrido golpes e fraudes em diversos setores da vida financeira, e todos eles causados através de mensagens via SMS ou pelo famoso aplicativo do WhatsApp, por exemplo, mas há outros canais como telefonemas e e-mails em que eles podem acessar e comprometer seus dados e segurança também.
Em relação ao golpe nos beneficiários do BPC, que é um benefício social destinado a idosos de 65 anos ou mais com baixa renda ou pessoas com deficiência física (PcD) também em situação de vulnerabilidade socioeconômica, muitos são acionados pelos criminosos, ainda mais fora desses critérios exigidos, que garantem que eles têm direito ao Benefício de Prestação Continuada.
Isso não é uma verdade. A Assistência Social, de forma alguma, nem o INSS, entra em contato por meio de mensagens de texto, e-mail ou telefone exigindo dados para dar entrada no BPC. Os golpistas entram em contato, mesmo sem uma prévia solicitação dos idosos, dizendo que eles têm direito ao Benefício de Prestação Continuada.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
Os criminosos falam sobre agendamentos para receber os pagamentos do BPC, induzem os idosos a irem até locais específicos e, quando o cidadão comparece no local, acabam se tornando vítimas de cobranças indevidas e fraudulentas para garantir acesso ao repasse do benefício que, muitas vezes, eles não têm direito na realidade.
Neste golpe do BPC, há também informações de que os criminosos abordam pessoas nas ruas, em locais públicos, onde falam sobre o benefício, o direito deles e, caso tenha sido agendado uma encontro, eles ainda fazem questão de apresentar falsos boletos para os idosos pagarem, alegando que são taxas administrativa e honorários para a solicitação do benefício.
Avise todos os seus parentes, amigos, familiares e conhecidos – estejam eles enquadrados nos requisitos básicos do BPC ou não – sobre esse tipo de fraude e golpe que vem acontecendo na atualidade, evitando que estes passem informações pessoais a desconhecidos, não agendem e nem compareçam a encontros para falar sobre o benefício.
Quem tem direito ao BPC e onde peço?
O Benefício de Prestação Continuada só pode ter sua solicitação feita no próprio INSS, diretamente, desde que se tenha o Cadastro Único (CadÚnico) ativo, atualizado e se enquadre na faixa de um quarto do salário mínimo mensal (atual em R$ 355 reais), sejam eles idosos acima de 65 anos ou PcDs, independente da idade.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.