FESTA HOJE (13/07): Aposentadoria do INSS fica mais fácil

NOVIDADE

FESTA HOJE (13/07): Aposentadoria do INSS fica mais fácil e alegra trabalhadores com carteira assinada

13/07/2024 às 7h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Trabalhadores e INSS (Foto: Reprodução / Guia do Benefício)

A aposentadoria é um dos momentos mais aguardados para quem trabalha de carteira assinada e faz as contribuições para a Previdência Social

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu mudanças importantes em um tipo de aposentadoria, tornando o processo de obtenção mais acessível e simplificado para milhares de pessoas que trabalham de carteira assinada.

Trata-se do antigo auxílio-doença e/ou aposentadoria por invalidez previdenciária para quem trabalha de carteira assinada ou é autônomo e contribui para a Previdência Social. Apesar de ser um direito do segurado, existe alguns impedimentos para chegar diretamente ao benefício.

Ocorre que primeiramente é concedido de forma temporária, visando a recuperação para que o beneficiário volte ao mercado de trabalho. Para piorar a situação, as vezes o benefício é negado após a perícia médica por diversos motivos.

Porém, uma boa notícia para quem deseja se aposentar por esse motivo é que o INSS inseriu mais doenças elegíveis para a concessão do benefício. Para ter direito ao Benefício por Incapacidade Permanente, o segurado precisa atender a alguns requisitos:

  1. Ter, no mínimo, 12 contribuições ao INSS antes do pedido de aposentadoria.
  2. Estar em situação de segurado ativo junto ao INSS.
  3. Comprovar, por meio de perícia médica realizada pelo INSS, que não possui condições de retornar ao trabalho.
  4. Apresentar documentação médica comprobatória, como exames, laudos e atestados.

Para dar entrada na solicitação, o interessado deve acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Inicialmente, o segurado passará por uma etapa administrativa, onde serão avaliados os documentos que confirmam sua condição de segurado.

LEIA TAMBÉM:

Em seguida, na segunda fase, o segurado passará pela triagem médica. Anteriormente, o segurado precisava passar por uma avaliação pericial para comprovar sua incapacidade de trabalhar. Atualmente, essa etapa será dispensada, agilizando o processo de aprovação do benefício, para a alegria dos trabalhadores que precisam desse benefício.

Aposentadoria por incapacidade do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Aposentadoria por incapacidade do INSS (Foto: Reprodução / Gov)

QUAIS DOENÇAS GARANTEM APOSENTADORIA PELO INSS?

Outra importante mudança é a dispensa de reavaliações periódicas para alguns tipos de doenças de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios. A boa notícia é que o Governo aprovou o INSS a expandir a lista de doenças, veja:

  • Neoplasia maligna (câncer);
  • Fibrose cística (Mucoviscidose);
  • Contaminação por radiação;
  • Doença de Paget em estágios avançados (Osteíte Deformante);
  • Hepatopatia grave;
  • Esclerose múltipla;
  • Cegueira (inclusive monocular);
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Hanseníase;
  • AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida);
  • Alienação mental;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Nefropatia grave;
  • Tuberculose ativa;
  • Doença de Parkinson;
  • Cardiopatia grave;
Aposentadoria por invalidez do INSS passou a ser chamado de aposentadoria por incapacidade (Foto: Reprodução / Internet)

Aposentadoria por invalidez do INSS passou a ser chamado de aposentadoria por incapacidade (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.