Bomba! Anvisa decreta proibição de remédios conhecidos após tragédia ser divulgada

11/07/2024 às 16h30

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Bomba! Anvisa decreta proibição de remédios após tragédia (Foto: depositphotos)

Boa parte dos brasileiros foram pegos de surpresa nos últimos meses. Isso porque, cada vez mais notícias são expostas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem suspendendo a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos de diversas marcas ao redor do país. No entanto, agora, a instituição parou tudo ao soltar um alerta para a população sobre alguns medicamentos que foram proibidos nas farmácias.

Anvisa suspende venda de remédios após fatalidade

Os alertas da Anvisa, em via de regra, servem para garantir a segurança dos brasileiros em relação ao uso de remédios, ao consumo de alimentos e muito mais. Por isso, a Agência faz testes constantes em diversos produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas. Com isso em mente, confira tudo que você precisa saber sobre o alerta da Anvisa sobre medicamentos, e como ele afeta a vida da população nacional.

Idosos têm direito a pacotão de benefícios confirmado pelo governo; saiba como solicitar

Recentemente, a agência determinou a retirada de 10 remédios populares das farmácias, após a confirmação de mortes associadas ao seu uso. Essa medida foi tomada em caráter de urgência, visando proteger a saúde dos consumidores e evitar novos casos fatais. Em 2022, um caso chocante envolvendo a morte de uma enfermeira em São Paulo levou a instituição a proibir a venda de uma lista com mais de 100 remédios.

Anvisa faz anúncio sobre medicamentos e causa choque (Foto: Divulgação)

Anvisa faz anúncio sobre medicamentos e causa choque (Foto: Divulgação)

Essa proibição foi necessária após a confirmação de que esses produtos poderiam causar riscos à saúde dos consumidores, levando até mesmo à morte. Um dos casos que mais chamou atenção da Vigilância Sanitária foi o da enfermeira que faleceu devido a uma hepatite fulminante, supostamente causada pelo uso de chá em cápsulas de emagrecimento.

LEIA TAMBÉM:

Além disso, a morte da cantora Paulinha Abelha, do grupo Calcinha Preta, também levantou suspeitas sobre o uso desses tipos de medicamentos. Sendo isso, foi decidido a retirada de 10 remédios populares das farmácias em caráter de urgência. Esses medicamentos, que eram facilmente comprados sem receita médica, representavam um risco para a saúde dos consumidores.

Caixa e Banco do Brasil entram em ação, anunciam saque fantástico e trabalhadores se alegram

Confira lista de alguns remédios proibidos pela Vigilância Sanitária:

  • Academia Sense Shot;
  • Afina Chá;
  • Always Fitness Gold;
  • American Fit;
  • Bio Slim;
  • Biofitslim;
  • Bionatti Emagry;
  • Bioslim;
  • Chá 37 Ervas – Denature;
  • Chá Barriga Dos Sonhos – Vida Fiber.
Vigilância Sanitária emite comunicado e anuncia retirada de medicamentos das farmácias (Imagem: Reprodução)

Vigilância Sanitária emite comunicado e anuncia retirada de medicamentos das farmácias (Imagem: Reprodução)

É oficial! Governo aprova +1 auxílio para brasileiros e revela saque bônus de R$150

Autor(a):

Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.