Sem idade mínima: INSS crava novas regras de aposentadoria

ALERTA

Sem idade mínima: INSS crava novas regras de aposentadoria por tempo de contribuição em 2024

07/07/2024 às 13h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
INSS e novas regras de aposentadoria (Foto: Reprodução / Pronatec)

O INSS é o órgão responsável pelos pagamentos de vários benefícios, como aposentadorias, pensões, entre outros auxílios disponíveis aos trabalhadores e grupos específicos em consenso com o Governo Federal

O INSS atualizou as suas regras da Aposentadoria por Tempo de Contribuição para este ano de 2024. Sendo assim, as pessoas que se enquadram, não precisam se preocupar com a idade mínima e pode até mesmo parar de trabalhar antes dos demais.

Cada ano que se passa, mais aumenta a idade mínima que a pessoa tem que ter para conseguir se aposentar, o que deixa o brasileiro furioso. Porém, existe uma forma de não depender disso, apenas utilizando o tempo de trabalhado e você precisa saber como funciona.

De acordo com informações do portal Previdenciarista, a Aposentadoria por Tempo de Contribuição é o benefício previdenciário por excelência, ou seja, concedido ao segurado por completar um certo tempo de filiação a Previdência Social.

A última Reforma da Previdência aconteceu em 2019, quando este benefício foi praticamente extinto, mas ainda há como solicitá-lo. O principal requisito é ter completado o tempo de contribuição mínimo exigido até a data da Reforma, porém há outros que deve seguir.

Aposentadoria antecipada no INSS a este grupo de trabalhadores (Fotos: Reprodução/ Internet/ Freepik/ Montagem)

Aposentadoria antecipada no INSS a este grupo de trabalhadores (Fotos: Reprodução / Freepik)

Assim, o Homem precisa ter contribuído ao menos por 35 anos, sem a necessidade de idade mínima, além de 180 meses de carência. Já a Mulher ter contribuído por 30 anos, sem idade mínima e 180 meses de carência. Está é específica para a contribuição integral, até novembro de 2019, quando houve a Reforma da Previdência.

LEIA TAMBÉM:

O Tempo de Contribuição Proporcional considera o tempo de contribuição preenchido até a primeira quinzena de dezembro de 1998. Por conta de já se passarem mais de 20 anos, acaba sendo concedida para poucas pessoas. Pelo fato de muitas vezes apresentar um valor reduzido, não costuma agradar os trabalhadores, que preferem aguardar o tempo de contribuição integral, para aumentar o dinheiro no bolso. Vale destacar, que a lei sempre permite que o segurado escolha o benefício que for melhor para ele.

QUANDO O INSS FOI FUNDADO?

O INSS, um dos principais órgãos do Governo Federal, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. De acordo com o jornal O Globo, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2024.

INSS: As regras de benefícios mudaram. Informe-se agora para entender

Fachada de uma agência do INSS (Foto: Reprodução / Gov)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.