Semáforos não serão como antes! Implementação de 4º sinal com nova cor, nunca usada antes, gera debates
03/07/2024 às 8h46
Os semáforos, também chamados de sinaleiras ou farol em algumas regiões do Brasil, são sinais de trânsito extremamente importantes para atenção em cruzamentos e diante de faixas de pedestres.
+Adeus, Kwid: Toyota lança novo carro popular por R$ 56 mil e promete destruir rival da Renault
As cores Vermelha, Amarela e Verde são muito tradicionais e conhecidas por todos os motoristas e pedestres, no entanto, uma nova proposta promete revolucionr o semáforo como o conhecemos há tantas décadas, com mudanças significativas.
Acontece que uma quarta cor pode ser inclusa nos semáforos de todo o mundo em um futuro breve: a Branca. Segundo pesquisadores, essa nova cor agregada às três já conhecidas, otimizando a comunicação entre carros autonômos e motoristas humanos.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Essa inovação da nova cor Branca dos semáforos, que nunca foi usada antes, ainda vem sendo discutida e ainda não é uma realidade no país. A inclusão dessa quarta sinalização levanta questões humanas e tecnológicas.
O conhecido sinal de trânsito para parar, alertar e seguir, podem ter a inclusão do Branco que daria a indicação aos tradicionais motoristas de que eles podem seguir atrás, de maneira segura, um veículo autonômo à frente deles.
Para quem não sabe, o veículo autônomo é aquele que é robótico e não precisa de um condutor humano. Então para quem continuar sendo o motorista de um carro normal, poderá contar, futuramente, com essa sinalização de segurança no semáforo na cor Branca.
Mas os debates sobre a complexidade disso e como incluir o novo sinal, ainda estão sendo discutidas, mesmo que os carros autonômos já sejam uma realidade em diversas partes do globo.
A intenção da quarta cor do semáforo visa um tráfego organizado em áreas de maior volume de veículos nas ruas e estradas, podendo até diminuir atrasos causados por engarrafamentos, segundo apontamentos de estudos.
Inclusive, há pesquisas que revelam que os engarrafamentos podem ser diminuídos em até 99% do tempo, além dos incidentes por erros humanos que poderão reduzir exponencialmente com a nova cor no farol/ sinaleira.
No entanto, isso tudo vai depender de muita coisa ainda, tanto para os motoristas entenderem os novos sinais quando implementados, isso diante da complexidade do entendimento e capacitação de cada um deles a um novo mundo de semáforos.
Vale destacar que o fator humano não é certo e sempre está passível de erros no trânsito, ou seja, são questão imprevisíveis que determinam um ponto crucial de desafio para que os novos semáforos com uma quarta cor saiam realmente da prancheta de planejamento para melhor evolução no tráfego.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.