ALERTA
Já está em vigor: Novo documento toma o lugar do CPF e RG ao mesmo tempo e você precisa saber o que fazer
30/06/2024 às 13h00
Novo documento toma o lugar do CPF e RG
Todo cidadão brasileiro tem direito a um documento para que ele exerça a sua cidadania. Logo na infância tiramos o RG (Registro Geral) e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).
Ocorre que a transformação digital está remodelando a forma como os brasileiros se identificam e interagem com o Governo. A chegada da Carteira de Identidade Nacional (CIN) sinaliza uma nova era na identificação pessoal, prometendo facilitar a vida dos cidadãos e integrar informações de forma mais eficiente.
SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado
Desde fevereiro, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) é emitida por todos os Estados do Brasil, adotando o número do CPF (Cadastro Pessoa Física) como padrão de identificação. Desse modo, o número do Registro Geral (RG) não será mais utilizado. No entanto, o novo documento não precisa ser feito imediatamente. O modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032.
Porém, o CPF passará a ser usado em praticamente todos os documentos, permitindo que, a partir de uma única combinação numérica, entidades governamentais consigam ter acesso à todas as informações de um cidadão, como CNH, título de eleitor, carteira de trabalho, entre outros.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Além disso, o documento não irá contar com a designação de “sexo” ou diferenciação entre o “nome” e “nome social”. A mudança visa tornar a carteira de identidade mais inclusiva para a comunidade LGBTQIAP+. Além disso, este novo documento é reconhecido como válido para viagens, desde que haja um acordo entre os países envolvidos.
De acordo com informações do portal Pronatec, essa transformação para o novo RG é mais do que uma mudança burocrática; mas sim um passo em direção a um Brasil mais integrado, seguro e eficiente. À medida que o Brasil avança na implementação total do novo documento, os brasileiros podem esperar um acesso mais fácil e seguro a serviços essenciais, refletindo o compromisso do país com a era digital.
COMO SOLICITAR O NOVO DOCUMENTO?
Atualmente, a CIN está sendo emitida em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O processo de solicitação varia de acordo com cada unidade da federação, mas geralmente é feito por meio de institutos de identificação, departamentos de trânsito ou polícias civis.
Para tirar a CIN, é necessário ter mais de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e agendar o atendimento, que é gratuito tanto para a primeira via quanto para as renovações. No dia do atendimento, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia. O prazo de entrega da CIN varia de acordo com o estado, mas geralmente leva de 5 a 10 dias úteis.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!