ATENÇÃO
ALERTA GERAL HOJE (29/06) para brasileiros que USAM cartão por aproximação
29/06/2024 às 17h13
Pagar compras com a aproximação do cartão pode ser perigoso
Antes mesmo do PIX, uma outra modalidade prática de pagamento já tinha popularizado entre os brasileiros, estamos falando da famosa “compra de cartão por aproximação”.
Nessa modalidade, o cliente não precisa nem menos digitar a senha, basta aproximar o cartão na maquininha e pronto, a compra é efetuada. Inclusive segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o uso de cartão por aproximação cresceu 384%.
SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado
Sendo que, uma a cada quatro compras presenciais feitas com crédito ou débito é feito por meio dessa aproximação. Porém, por mais prático que esse serviço seja, é extremamente necessário alguns cuidados para que você não caia em golpes e fique no prejuízo.
Esse método age de forma muito simples. Com um cartão com chip, basta aproximá-lo da maquininha para realizar o pagamento — que geralmente é efetuado sem a necessidade de digitar a senha em compras de até R$ 200 reais.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
O fato é que em um mundo cada vez mais digital, a conveniência do pagamento por aproximação tem se tornado a queridinha dos consumidores. Porém, essa mesma tecnologia também se provou um alvo tentador para criminosos experientes.
Os golpistas se aproveitam dessa agilidade do pagamento por aproximação para realizar transações fraudulentas. De acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, eles usam maquininhas de cartão adulteradas que podem captar informações do seu cartão sem que você tenha ciência.
Basta que eles aproximem dispositivos de suas bolsas e mochilas. Isso tem grandes chances de acontecer em ambientes lotados. Sendo assim, o seu dinheiro pode ser debitado automaticamente, sem que você perceba e de valores baixos até R$ 200 reais de cada um, os criminosos vão ‘enchendo’ o bolso.
COMO EVITAR CAIR NO GOLPE DO CARTÃO POR APROXIMAÇÃO?
Mas calma, existem medidas que você pode tomar para evitar cair nesse golpe. A primeira e mais simples, é você simplesmente desativar essa opção de pagamento por meio do aplicativo do banco, caso não tenha o app, você pode solicitar por meio das centrais de atendimento.
Agora, caso você precise dessa função o tempo todo, você pode criar barreiras que dificultam a ação desses bandidos. Uma delas é limitar junto ao banco a quantia que pode ser paga sem a necessidade de digitação de senha. Isso reduz o prejuízo daqueles que forem pegos no golpe.
Uma das maneiras de evitar isso, é deixar o cartão no bolso traseiro da calça, envolver o mesmo em uma capa de proteção, em resumo, elas prometem criar uma barreira que bloqueia o sinal dos cartões.
Agora, caso você tenha sido vítima desse golpe, a primeira coisa que você deve fazer é entrar em contato de imediato com o banco e registrar a reclamação, abrir uma contestação sobre a transação, e na sequência registrar o fato através de um boletim de ocorrência.
Ative as notificações por SMS ou no aplicativo do seu banco para receber alertas sobre cada transação feita em seu cartão. Afinal, apesar de ser uma facilidade, criada com o intuito de nos ajudar, é sempre bom ficar atento contra pessoas mal-intencionadas.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!