ATENÇÃO! Suspensão temporária no cadastro para que estes Idosos sigam recebendo Aposentadorias e +Benefícios
28/06/2024 às 8h10
De tempos em tempos, o Governo Federal e instituições financeiras, pedem que a Prova de Vida de idosos que recebem benefícios, principalmente os vinculados a aposentadorias, pensões e auxílios de órgãos como o INSS.
Para que se evite recebimentos de benefícios indevidos e fraudes, ainda mais pensando aos aplicados em idosos, a Prova de Vida se faz necessária para que os pagamentos estejam chegando até eles de forma garantida e sem que nenhum parente siga recebendo os valores após uma morte inesperada.
Recentemente, o Governo Federal anunciou, através de uma portaria, que a Prova de Vida foi suspensa da atualização cadastral neste ano de 2024 para os idosos residentes do estado do Rio Grande do Sul. Portanto, mesmo sem a comprovação de vida, estes brasileiros de 60 anos ou mais vão ter suas aposentadorias garantidas até o dia 31 de outubro.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
+Fim do pagamento no IPTU, IPVA e Imposto de Renda: 3 isenções são garantidas aos idosos 60+ em 2024
Após essa data, o Governo Federal vai voltar a discutir se existirá a necessidade destes idosos fazerem a Prova de Vida ou se essa atualização cadastral será feita somente em 2025. Como as fortes chuvas e enchentes afetaram o estado sulista, decretada a situação de calamidade pública, os idosos terão um problema a menos pra se preocuparem.
Visando a garantia de benefícios sociais e previdenciários, os idosos não precisarão fazer a comprovação que estão vivos e seguirão recebendo os valores de aposentadorias e pensões normalmente. Essa pausa temporária na Prova de Vida representa um alívio de burocracia nesse momento conturbado em que milhares vivem no estado brasileiro.
Essa referida suspensão se aplica aos beneficiários cadastrados no Sistema de Administração de Pessoas (SIAPE) e também aos residentes no Rio Grande do Sul (RS). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no início do mês, no dia 3 de junho.
Os demais estados brasileiros seguem com a normalidade da Prova de Vida e os idosos devem se atentar, bem como seus parentes que possam auxiliá-los, aos calendários e prazos para que os benefícios de aposentadorias, pensões e auxílios não sejam bloqueados. Se informe o quanto antes e não deixe de fazer a comprovação cadastral necessária.
Como faço a Prova de Vida?
A comprovação de vida dos idosos pode ser feita presencialmente em bancos e agência dos INSS, bem como pelo aplicativo do ‘Meu INSS’. Contratações de empréstimos consignados com reconhecimento biométrico, vacinação, perícia médica, telemedicina, atendimento no SUS, cadastro em departamento de trânsito, atualizações do CadÚnico, dentre outras formas, também servem como Prova de Vida automática na atualidade.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.