Caixa libera 1º lote de benefício atrasado para milhares de contribuintes; confira os detalhes
17/06/2024 às 17h45
Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre o tão famoso ‘Imposto de Renda‘, poucas pessoas sabem que existe a restituição desse valor. Para quem não sabe, a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal durante o ano anterior. Sendo assim, se você faz parte disso, então é bom ligar ligado, já que no começo do mês de junho o 1º lote atrasou, o que acabou gerando revolta por parte da população.
Fuja da Malha Fina! Veja como conseguir a isenção do Imposto de Renda
Caixa atrasa pagamento do 1º lote da restituição do Imposto de Renda
Empréstimo liberado para CPFs negativados! Serasa confirma notícia surpreende e alegra população
É importante explicar, que a restituição do Imposto de Renda é feita para quem teve a cobrança de impostos mais do que necessária. O trabalhador que teve imposto de renda retido na fonte acima do necessário pode receber a restituição. O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 foi de 15 de março à 31 de maio.
CPF na Nota Fiscal pode te proporcionar prêmio fantástico; veja como participar e ganhar
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Sendo assim, a restituição IR é feita às pessoas que tiveram o seu imposto retido na fonte. Ou seja, o valor da contribuição é descontado automaticamente da remuneração de quem recebe mais de R$ 1.903,66. Esse desconto é de, no mínimo, 7,5% do salário líquido do trabalhador. Se a Receita Federal constatar que a cobrança de impostos foi superior à necessária, o cidadão é recompensado com a restituição do Imposto de Renda.
Tem 60 anos ou mais? Novo cartão de ônibus já pode ser emitido e gratuidade é confirmada para idosos
Governo confirma hoje (17) novo salário mínimo e valor vai te surpreender; confira os detalhes
No entanto, no começo de junho, parte das pessoas que deveriam receber o 1º lote não tiveram o pagamento depositado em suas contas, de acordo com os relatos das redes. Os clientes incluíram em sua declaração dados bancários da Caixa Econômica Federal para receber o valor. Em contato com alguns clientes, a Caixa explicou que o atraso do pagamento aconteceu porque o “Pix apresentou inconsistência na Caixa”.
A instituição bancária ainda informou que a área de tecnologia do banco já tinha sido acionada para checar a situação e que o problema deveria ser corrigido até o fim desta terça-feira. Já ao UOL, a Caixa confirmou o problema e disse que a situação já estava regularizada.
Nova decisão sobre o futuro da aposentadoria deixa beneficiários em choque com mudanças
“A Caixa informa que o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível em conta para maioria dos clientes. O banco está focado em resolver os casos residuais. A Caixa orienta que os clientes acompanhem o crédito pelo extrato de suas contas pelos aplicativos ou Internet Banking”, disse o banco em nota.
É oficial! Caixa Tem libera crédito especial de R$ 3.500 para brasileiros; veja como solicitar
É importante deixar claro, que a legislação brasileira assegura uma série de direitos aos consumidores, incluindo a correção e compensação por atraso em pagamentos de natureza fiscal. Os usuários lesados podem requerer, além da restituição do montante devido, uma compensação por danos causados pela demora.
A bateria do seu celular acaba rápido demais? Veja como fazer com que ela dure 5 vezes mais
Veja como os clientes da Caixa podem resolver o problema de restituição
- Acesse o portal E-CAC para verificar a situação fiscal e de restituição;
- Se necessário, realize o reagendamento do crédito pela página ou telefone do Banco do Brasil;
- Não esqueça de guardar os registros e protocolos das solicitações como garantia.
Tebet comemora vitórias para os idosos do INSS e pagamento será feito em breve; veja detalhes
Autor(a):
Sandra Cotrim
Prazer, meu nome é Sandra Ribeiro, tenho 25 anos e sou formada em jornalismo. Meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva diariamente, por isso, produzir coisas significativas, que me ajude a aprender e crescer me torna uma pessoa realizada na área que tanto amo. Além de adorar escrever e desenvolver matérias, eu sou apaixonada por marketing digital, assessoria de impresa e quase todas as outras áreas que a comunicação engloba. No entanto, o jornalismo não é o único no meu coração. Por isso, quando não estou trabalhando ou fazendo cursos, você pode ter certeza que estou me aventurando em algum livro novo ou vendo algum filme antigo. Espero que você se sinta mais informado(a) com as notícias que ler por aqui e ficarei contente em te encontrar outras vezes. Até mais 😉