Vigilância Sanitária
Pelo de ROEDOR, pedaços de INSETOS: Anvisa retira das prateleiras 1 produto aliado da culinária CONTAMINADO
04/06/2024 às 7h55
A Anvisa, a conhecida Agência Nacional de Vigilância Sanitária parou a distribuição e comercialização de um produto culinário que é um aliado das donas de casa na cozinha no cotidiado por conta de uma contaminação verificada pela autarquia.
+Risco MÁXIMO de câncer: Mulheres precisam se atentar com PROIBIÇÃO severa da ANVISA hoje (04)
Um lote específico de canela em pó, que é muito usado em receitas tradicionais brasileiras, teve uma constatação de contaminação de uma substância perigosa e precisou ser retirado às pressas das prateleiras dos mercados pela Anvisa.
O referido lote de Canela em Pó da marca Kodilar, teve sua distribuição, comercialização e recolhimento no dia 05 de março de 2024 cravado pela Anvisa.
LEIA TAMBÉM:
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
● Projetor no seu bolso com um destes simples Aplicativos para Celular
● Descubra hoje mesmo se o seu Celular está Grampeado e previna-se com esse app
Segundo o portal oficial da Vigilância Sanitária do estado de Santa Catarina, a comercialização do lote 386-26 da Canela em Pó Kodilar, com validade até 05 de outubro de 2024, foi devidamente suspensa em todo o país.
O laudo de análise da Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais, costatou a presença de pelos de roedor (rato) e fragmentos (pedaços) de insetos na composição do referido lote da canela em pó.
Os resultados desse laudo revelaram uma contagem alarmante no teste de detecção de materiais estranhos e potencialmente prejudiciais à saúde humana.
Ademais, a Anvisa de Santa Catarina identificou falhas preocupantes nas boas práticas de fabricação do produto, desde os pelos de roedores quanto os fragmenos de insetos no lote 386-26.
A determinação da Anvisa foi devidamente cumprida pela marca que recolheu a canela em pó desse lote. Hoje, o produto segue sendo comercializado normalmente, até porque somente aquele lote continha as substâncias perigosas à saúde humana.
A marca Kodilar segue fabricando e distribuindo seus produtos para comercialização, sem nenhuma intervenção mais da Annvisa, além desta pontual de um lote.
A empresa não se manifestou em notas oficiais sobre o ocorrido e o espaço segue em aberto para a exposição de sua versão dos fatos. Vale destacar que a marca segue o compromisso de trazer produtos de qualidade e diante das normas legais aos mercados.
Como faço denúncia à Anvisa?
A Anvisa pode receber sua denúncia através do site da ouvidoria do órgão, pelo aplicativo ‘Fale com a Ouvidoria’, pelo telefone 0800 64 29782 (gratuito) ou até mesmo pessoalmente, em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.