Alerta
SERASA traz 2 notícias aos IDOSOS! Uma POSITIVA e outra PREOCUPANTE com ALERTA ao grupo: “Várias mudanças”
31/05/2024 às 7h30
A Serasa Experian, considerada a empresa líder em informações de crédito, emitiu um alerta importante aos idosos. De acordo com recente pesquisa divulgada pela mesma, 8 em cada 10 idosos com 59 anos ou mais, são atuais usuários regulares de aplicativos de bancos.
+A nova lei do Bolsa Família anunciada no Bom Dia Brasil para salvar o bolso de beneficiários: “Benefício extra”
A estatística é surpreendente e deixa muita gente de queixo caído, ainda assim, há muitos idosos que preferem ir presencialmente ao banco. De acordo com o relatório da Serasa, acredita-se que esse aumento se deve ao isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, em 2020, além da chegada dos pagamentos e transferências via PIX.
Estes fatores aceleraram o processo para que os idosos mais tradicionais se modernizassem aos serviços bancários digitais móveis, ou seja, pelos aplicativos de celulares ou até mesmo pelo Internet Banking. Vale destacar que, em meio a tudo isso, a busca por instituições 100% digitais também cresceu.
+Destronado pela Toro, tombado pelo Ônix e vexame em vendas: 3 carros da Renault, Chevrolet e Volks e o fiasco
De acordo com a Gerente de Prevenção de Fraudes da Serasa, Patrícia Camillo é dito que “essas várias mudanças contribuíram para o rápido aumento no uso de aplicativos bancários, já que os idosos tiveram que adaptar suas práticas de gestão financeira ao cenário digital.”, explica.
Só que em em meio as boas notícias, vem o alerta às pessoas de 60 anos ou mais, dado em vista que a pesquisa aponta que apenas 29% dos idosos se sentem seguros usando aplicativos e plataformas on-line bancárias, ou seja, há ainda uma vasta desconfiança digital neste grupo de brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
● Apagou ou perdeu? Recupere Fotos do Celular com este Aplicativo
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
+R$ 13 bilhões: A fusão colossal da SulAmérica com rede gigante para aniquilar Unimed no Brasil
Mas os idosos tem completa razão de terem o pé atrás na atual situação digital, até porque os criminosos virtuais que aplicam golpes e fraudes também se modernizaram. Muitos deles aplicam as ações criminosas, na grande maioria, ao grupo de idosos por não terem tanta experiência no mundo da Internet.
Com isso, a Serasa sempre indica a todos sobre como evitar cair nesses golpes: Criação de senhas fortes (contendo números, letras maiúsculas e minúsculas e sinais); Nunca fornecer informações pessoais e nem clicando em links suspeitos; Verificar a veracidade de ofertas tentadoras; Ter sempre o antivírus instalado e atualizado.
O que os idosos mais procuram na Internet?
De acordo com pesquisa, os idosos buscam mais as redes sociais (81%), videochamadas (78%), serviços bancários digitais (72%) e pesquisa de preços e promoções na internet ou em aplicativos (72%).
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.