bolsa família
Atenção! Lista de quem poderá perder o benefício do Bolsa Família em Maio é liberada; saiba mais
28/05/2024 às 18h30
No mês de maio, diversos beneficiários do programa Bolsa Família podem acabar lidando com a perda do auxílio, se tratando de uma situação bastante preocupante para muitos brasileiros.
Na região de Piracicaba, em São Paulo, por exemplo, 60% dos beneficiários não se encontram em dia com o acompanhamento de saúde requerido pelo programa, colocando em risco a continuidade no mesmo.
Esta situação vem se repetindo em outras regiões do país, causando uma grande preocupação entre as famílias que dependem desse auxílio financeiro.
Informações recentes exibem que, nas 18 cidades cobertas por pesquisas que foram feitas recentemente, 72.497 pessoas que recebem o benefício precisam fazer o acompanhamento de saúde, porém, apenas 28.910 (39,8%) realizaram esta exigência do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
A falta de cumprimento é especialmente preocupante entre as crianças, com 80% delas não tendo seus critérios de saúde acompanhados diretamente pelos pais. Vale ressaltar que Mombuca (SP) está liderando a lista de regiões com a melhor taxa de acompanhamento (66,19%), enquanto Iracemápolis apresente o pior índice, contando com apenas 22,27%.
O descumprimento do requisito pode gerar a suspensão do benefício, bloqueio ou, até mesmo, cancelamento do mesmo, dependendo do grau de gravidade da infração às regras pré-estabelecidas pelo Governo Federal.
Os usuários do programa Bolsa Família podem ser seu auxílio suspenso durante 30 a 60 dias por conta de descumprimentos menores das regras. Depois disso, o pagamento acaba sendo liberado automaticamente, mas os beneficiários precisam regularizar suas situações específicas a fim de evitar sanções piores.
Para que o bloqueio do Bolsa Família não aconteça, os beneficiários possuem o prazo de até 60 dias para corrigir as informações e, caso isso não aconteça, o auxílio pode chegar a ser cancelado permanentemente.
Está SEM O CARTÃO do Bolsa Família? Garanta o SAQUE do benefício até SEXTA (31) sem precisar DELE
Vale ressaltar que o cancelamento do programa é algo definitivo e acontece quando as irregularidades não são corrigidas no prazo estipulado após seu bloqueio, gerando a exclusão permanente do benefício.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.