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Proibição: A Anvisa decretou a retirada de 2 marcas de sal e queijo de mercados
19/05/2024 às 8h00
Anvisa decretou a retirada de 2 marcas populares
A Anvisa está sempre em alerta se as empresas estão seguindo as recomendações sanitárias. Desse modo, 2 marcas de sal e queijo foram retiradas dos mercados por fugirem das regras da Agência Nacional da Vigilância Sanitária.
Em março e setembro de 2023 os dois produtos, muita das vezes indispensáveis na despensa dos brasileiros, acabaram sendo barrados pelo órgão fiscalizador.
SAIBA MAIS! Alerta de risco fatal: A Anvisa decretou a proibição de famosa marca de sorvete às pressas
Acontece que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou medidas rigorosas e legais em relação ao produto Queijo tipo mussarela da marca Minerbom, produzido pela empresa Laticínio Mineiro Limitada.
De acordo com a Resolução-RE Nº 736, do dia 7 de março de 2023, a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso desse produto foram proibidos de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
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Essa decisão da Anvisa foi motivada por uma notificação da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária SES/SUBVS-SVS-DVAA. A notificação apontou problemas graves relacionados a esse Queijo.
Os principais motivos para a proibição incluem o uso indevido do número de registro SIF 3085, que pertence a outra empresa chamada Laticínios Paladar Mineiro LTDA ME.
Além disso, a empresa Laticínio Mineiro Ltda não tinha registro no órgão de agricultura competente e não fornecia informações para identificar o produtor do Queijo. O rótulo do produto indicava a Fábrica de Laticínios Mineiro Ltda como sua origem, o que se revelou impreciso.
GRANDE RISCO PARA A SAÚDE PÚBLICA?
A falsificação de alimentos é uma prática ilegal e perigosa que envolve a produção e a comercialização de produtos alimentícios falsificados, adulterados ou de qualidade duvidosa de acordo com informações do portal Folha Financeira.
Essa atividade representa um grande risco para a saúde pública, pois os consumidores podem ingerir produtos que não atendam aos padrões de segurança e qualidades sanitárias.
A Anvisa leva em consideração uma série de fatores, incluindo o cumprimento das regulamentações e normas de segurança alimentar, o registro adequado junto às autoridades competentes e a transparência nas informações prestadas ao consumidor.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE SAL TAMBÉM FOI BARRADA PELA ANVISA?
A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 3.654, de 27 de setembro de 2023, a qual proibiu a distribuição, comercialização, fabricação e uso do lote SGH 22607, do produto Sal Rosa do Himalaia, marca Lina, da empresa Peralta Distribuidora de Alimentos Ltda.
A medida foi provocada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 169.1P.0/2022, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo com resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do mínimo estabelecido) de acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.
O teor de iodo obriga todo o produto do tipo no Brasil a ter um padrão mínimo de 15 mg por kg de sal, e máximo de 45 mg/kg. O analisado não atingiu o valor mínimo.
Essa adição obrigatória do iodo no sal teve início no país na década de 50 para prevenir a deficiência do nutriente, quadro que pode causar problemas na tireoide, como o bócio, e afetar o desenvolvimento físico e intelectual de crianças de acordo com informações do jornal O Globo.
Desse modo, a substância fatal pode trazer sérios riscos aos consumidores e por isso, o órgão fiscalizador emitiu o alerta barrando a famosa marca de sal dos mercados.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!