idoso
PARA COMEMORAR! Idosos podem receber ainda mais benefícios além da aposentadoria; Saiba como
13/05/2024 às 18h31
Atualmente, no Brasil, os indivíduos que chegaram na idade de 65 anos ou mais possuem a chance de receber diversos benefícios, principalmente com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos e facilitar o acesso em vários serviços distintos.
Idosos podem conseguir isenção no Imposto de Renda em 2024, mas é necessário atenção aos detalhes
As pessoas que já se encontram na maioridade, muitas vezes acabam sendo marginalizadas pelos sistemas tradicionais, e que encontram na Carteira do Idoso um jeito ótimo de lhe garantir muitas vantagens, desde o transporte público gratuito até o atendimento prioritário em estabelecimentos.
A Carteira do Idoso se trata de um documento que é emitido de forma gratuita através do governo brasileiro, e que possui como objetivo garantir muitas facilidades para as pessoas acima de 65 anos.
Essa medida tem como intuito melhorar a qualidade de vida dessa parte da população do país, gerando muito mais autonomia a ela, além de mobilidade e acesso a serviços cruciais.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Para que você consiga seu acesso à Carteira do Idoso, é preciso seguir dois requisitos básicos:
- Possuir a idade mínima de 65 anos;
- Ter uma renda familiar igual ou menor que dois salários mínimos.
Tais critérios são pré-estabelecidos por lei e garantem que os benefícios consigam chegar até os idosos que estão em situações de baixa renda, enfrentando mais dificuldades em seus cotidianos.
Benefícios da Carteira do Idoso:
Esse documento dá aos idosos os seguintes benefícios:
- Gratuidade de pagamentos e acesso prioritário dentro de estabelecimentos;
- Transporte público gratuito, como ônibus, metrô e trens, em todo o território nacional;
- Viagens interestaduais de ônibus gratuitas;
- Atendimento prioritário em órgãos públicos, evitando pegar filas enormes e agilizando o acesso em serviços necessários para os idosos.
Além de tudo isso, os indivíduos de 65 anos ou mais também têm o direito de ingressar em outros tipos de programas e direitos, tais como a aposentadoria do INSS e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como solicitar o documento:
A solicitação da Carteira do Idoso pode ser realizada de dois modos: completamente online ou de modo presencial.
- Solicitação online: 1. Acesse o site de serviços do governo (Gov.br); 2. Selecione a opção “Emitir Carteira” e fornecer os dados pessoais: RG ou CNH, Comprovante de Residência, Certidão de nascimento ou casamento, Número do CPF e, por fim, esperar a verificação de todas as informações. Depois da aprovação dos dados, o documento já estará disponível para ser baixado no próprio site.
- Solicitação presencial: É necessário se dirigir a uma unidade do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e entregar os documentos: Documento de Identificação com foto, CPF e Número do NIS (Número de Identificação Social). Depois de apresentar todos os documentos, o CRAS fará todo o processo do pedido e a emissão de seu documento.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.