Absurdo!
CONTAMINAÇÃO por bactéria PERIGOSA à saúde! Anvisa PROÍBE e retira dos mercados essas 2 marcas de CARNE
13/05/2024 às 7h30
A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) se tornou notícia mais uma vez em 2024, afinal de conta, o órgão federal viu necessidade de fazer 2 proibições, em fevereiro de 2024, de que 2 marcas de carne e frango fossem retirada às pressas das prateleiras dos principais açougues e supermercados.
No dia 09 de fevereiro de 2024, a Anvisa publicou, primeiramente, a proibição da comercialização e distribuição do lote 13012024 (fabricado em 13/01/2024) da carne bovina congelada, sem osso, da marca ‘Cedro Alimentos’, da empresa ‘C M de Oliveira Ltda.’, e que continha prazo de validade até 12/01/2026.
A razão desse decreto da Anvisa, de Santa Catarina, se deve a detecção de ‘escherichia coli’ e ‘aeróbios mesófilos’ que estavam bem acima do permitido pela legislação, ou seja, este é um fator determinante que pode causar riscos à saúde humana. O recolhimento foi voluntário da própria empresa a partir da constatação da bactéria e rapidamente retirada de circulação.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares de azeite, molho e sal de mercados
Vale destacar que, naquela ocasião, todo o lote contaminado de carne bovina foi devidamente recolhido. A empresa segue comercializando seus produtos normalmente e não houve mais qualquer fator deste tipo que a desabonasse no mercado de carnes congeladas.
Porém, no mesmo dia 09 de fevereiro de 2024, a Anvisa decretou a proibição da comercialização e distribuição do lote 284-2 (fabricado em 06/12/2023) da carne de fígado de frango confelado, da marca ‘Ave Nova’, da empresa ‘Granja Brasília Agroindustrial Avícola Ltda.’
O recolhimento foi voluntário da própria empresa, emitido por comunicado, a partir da constatação fora dos padrões permitidos da bactéria ‘escherichia coli’ e rapidamente retirada de circulação.
Segundo o site ‘Brasil Escola’, a ‘escherichia coli’ é uma bactéria que está presente no intestino de animais endotérmicos, presente na carne bovina e de frango recolhida.
Com contagem acima do permitido, essa bactéria está associada à qualidade dos alimentos e que pode provocar infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica no ser humano.
Apesar do recolhimento voluntário de ambas empresas dos seus produtos, não foram encontradas notas oficiais, nem manifestações públicas dos mesmos a respeito do fato. O espaço segue em aberto para as versões da história de ambas empresas do setor alimentício.
Quais são as propriedades da carne?
A carne bovina é rica em proteínas que contribuem para melhorar a massa muscular e auxiliando na reparação dos ossos, pele e cartilagem. Já a carne de frango contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo, sendo rica em vitaminas B12, outras do complexo B, vitamina E, e minerais como selênio, potássio, ferro, zinco e mais.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.