Alerta! INSS revela REGRAS para aposentadoria aos 55 anos! Veja agora como se aposentar cedo
04/05/2024 às 20h30
INSS libera novas regras para brasileiros que desejam se aposentar aos 55 anos. Confira os detalhes agora
O Governo Federal recentemente sancionou uma medida que permite a brasileiros a partir de 55 anos de idade solicitarem sua aposentadoria. Esta medida busca reconhecer a contribuição de longa data dos trabalhadores em diversas profissões e setores.
+ Dinheiro na conta! CAIXA TEM paga AUXÍLIO de R$ 540 autorizado pelo governo
Novas regras para aposentadoria aos 55 Anos
Para se beneficiar da aposentadoria concedida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os candidatos devem atender a uma série de requisitos específicos estabelecidos pelo Governo. Essas condições são cruciais para garantir que apenas os trabalhadores que realmente cumpriram os critérios necessários possam usufruir dos benefícios.
+ Surpresa em maio! TITULARES do Bolsa Família têm NOVAS OPÇÕES de saque! Confira
Aposentadoria especial após Reforma da Previdência
A reforma da Previdência de 2019 introduziu mudanças significativas na forma como a aposentadoria especial é concedida. Os trabalhadores que ingressaram no mercado de trabalho após a reforma precisam acumular 15, 20 ou 25 anos de contribuição, dependendo da exposição a condições prejudiciais à saúde, e atingir a idade mínima de 55, 58 ou 60 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Para aqueles que já estavam ativos no mercado antes da reforma, a aposentadoria especial pode ser acessada através de uma regra de transição que utiliza um sistema de pontos. Esse sistema requer a acumulação de 66, 76 ou 86 pontos, que são calculados com base na soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição ao INSS.
Atividades elegíveis para aposentadoria especial
Certas ocupações qualificam-se para a aposentadoria especial devido à natureza perigosa ou insalubre do trabalho. Entre estas estão:
- Trabalhos que envolvem substâncias químicas perigosas reconhecidas pelas normas governamentais;
- Atividades de mineração subterrânea;
- Trabalhos que exigem contato constante com asbestos ou com fibras de amianto;
- Processos industriais que envolvem exposição a metais tóxicos;
- Tarefas que operam com sistemas elétricos de alta tensão;
- Funções de vigilância que podem ou não requerer o uso de armas.
Procedimento para solicitar
Os interessados em solicitar a aposentadoria devem preparar uma documentação abrangente que inclui RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS e outros documentos que possam ser requeridos conforme o tipo de aposentadoria desejada.
Para efetivar o pedido, é possível acessar o portal ou o aplicativo ‘Meu INSS’, onde o solicitante pode submeter todas as informações e documentações necessárias para dar início ao processo de aposentadoria.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.