ADEUS AO IPVA a esses motoristas e lista de ISENÇÃO de alguns veículos é CONFIRMADA agora (03/05)
03/05/2024 às 9h30
Nem todos motoristas brasileiros precisarão mais pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) neste ano de 2024. Ademais, uma lista de veículos isentos do pagamento do tributo acba de ser confirmada nessa sexta-feira, 03 de maio.
+Motoristas em festa hoje (03): Volta de carro amado e popular da Fiat vira notícia e causa euforia
A saber, com o recolhimento dos pagamentos do IPVA, isto se torna benéfico para a sociedade como um todo, com a função de arrecadar dinheiro para ser direcionado à segurança pública, educação, saúde, entre outros serviços da cidade em que o veículo é registrado.
+2 VITÓRIAS que irão IMPACTAR como motoristas conhecem a CNH e grandes VIRADAS estão prestes a acontecer (03)
Mas o IPVA tem seus valores próprios e regras em cada estado brasileiro. Verifique com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de sua região ou com a Secretaria da Fazenda.
Para que haja a isenção desse importante imposto ao motorista, isso vai depender de cada estado, dentre eles, depende da data de fabricação do veículo e alguns outros critérios.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
+ALERTA! Se você informa seu CPF para ter desconto em farmácias, precisa saber disso IMEDIATAMENTE
De acordo com notícia divulgada pelo portal UOL, apesar dasta referida isenção do IPVA mudar de estado para estado, alguns grupos já possuem isenções padrões e outros têm direito a isenção, conforme a Lei 8.989/95.
Alguns estados brasileiros dão isenção de acordo com o tempo de fabricação de alguns veículos, ou seja, aqueles com 15 anos de fabricação. Isso fica determinado nos seguintes estados: Sergipe; Distrito Federal; Rondônia; Amazonas; Rio de Janeiro; Bahia; Piauí; Ceará; Paraíba; Espírito Santo; Pará; Maranhão; e Goiás.
No estado do Mato Grosso, o IPVA é isento apenas aos veículos com 18 anos ou mais de fabricação. Já estes estados que iremos citar, concedem isenção para veículos com 20 anos ou mais de fabricação: São Paulo; Acre; Rio Grande do Sul; Paraná; e Mato Grosso do Sul.
Surpreendentemente, o IPVA só isento a quem tenha veículos com 30 anos de fabricação nos estados de Santa Catarina e Tocantins. Já em Alagoas, foi determinado que os carros que foram fabricados antes de 31 de dezembro de 2002 não precisam pagar o impsoto veicular. Em Pernambuco, a isenção não é concedida a nenhum ano de fabricação.
No estado de Minas Gerais, a isenção só acontece se os veículos tiverem valor histórico, mediante comprovação, ou aqueles que foram adquiridos a partir de leilões feitos pelo poder público, ou até mesmo os carros com placa preta de coleção.
Vale destacar que as pessoas PCD, ou seja, aqueles que são portadoras de deficiência física, têm regras para a isenção do IPVA, variando de acordo com o estado de residência da pessoa que se enquadra no grupo. Por exemplo, na cidade de São Paulo, a isenção só acontece se o veículo for registrado no nome do deficiente.
O motorista PCD que foi isento da cobrança do IPVA nos anos de 2022, 2021 e 2020, automaticamente não terá cobrança do imposto em 2024, mas desde que não troque de carro. No caso da troca do veículo, uma solicitação de isenção dever´ser feita de novo. Lembrando que o valor venal do automõvel deve ser abaixo dos R$ 100 mil reais.
Há também a isenção do IPVA para algumas profissões, isto quanto o veículo é usado para trabalho, são os casos de taxistas e profissionais de mototáxi; Empresas de ônibus de transporte urbano e metropolitano; Motoristas de vans escolares; Proprietários de máquinas agrícolas.
Quais estados os carros elétricos e híbridos não pagam IPVA?
Em alguns estados brasileiros, não há a necessidade de pagar o IPVA para os motoristas que possuem carros elétricos e híbridos, sendo eles: Maranhão; Piauí; Rio Grande do Norte; e Distrito Federal. Em outros estados, a cobrança do imposto é parcial. Em São Paulo, proprietários destes veículos conseguem reembolso de até R$ 3.300.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.