Aposentadoria antecipada: Saiba como receber o benefício do INSS mais cedo de acordo com a Lei
02/05/2024 às 13h06
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem solicitar o benefício mais cedo se cumprirem os requisitos da Lei
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um órgão do Governo responsável pela concessão de benefícios à milhares de brasileiros. Recentemente, notícia sobre aposentadoria antecipada animou os cidadãos do país.
Com a assinatura da nova Lei Previdenciária, muitas regras sobre o benefício foram alteradas, mas de acordo com o estipulado na legislação, alguns segurados podem se aposentar mais cedo.
Trata-se do caso das pessoas que cumprem os requisitos da aposentadoria especial, que permite as pessoas solicitarem o descanso de forma antecipada se cumprirem os seguintes requisitos:
- Exposição à agentes nocivos à saúde reconhecidos pela Legislação Previdenciária,
- Somar 66, 76 ou 86 pontos (idade+ tempo de contribuição);
A lista das condições de trabalho e agentes de risco que o INSS considera como sendo requisito para a aposentadoria especial é taxativa, podendo ser físico, químico e biológico.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
+Atenção: Whatsapp anuncia fim de serviço HOJE (02) para grupo de pessoas; Confira lista completa
Os trabalhos considerados como perigosos ou insalubres pela autarquia, por exemplo, são: eletricistas, enfermeiros, funcionários de indústrias químicas, trabalhadores no subsolo com mineração, etc.
G
Como solicitar?
Para fazer a solicitação da aposentadoria antecipada (especial), o segurado pode acessar o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou computador e realizar o requerimento, ou então, ligar no telefone 135.
+Aposentados do INSS se deparam com surpresa no pagamento de maio; Confira detalhes
Vale ressaltar que a apresentação de documentos que comprovem as condições de trabalho adverso no momento do pedido da aposentadoria é imprescindível para a concessão do benefício.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.