Anúncio extraordinário é feito pelo INSS e alerta de pagamento extra para aposentados é liberado
28/04/2024 às 10h00
INSS chega com alerta de pagamento em maio
Ocorre que agora no pagamento de maio, os aposentados do INSS que recebem um salário mínimo por exemplo, terão um pagamento extra de R$ 700 reais.
O pagamento da primeira parcela do 13° salário do INSS iniciou no último dia 24 de abril e seguirá até 8 de maio. A primeira parcela corresponde a 50% do valor do pagamento do mês de abril e será repassada junto com o benefício desse período. Nessa fatia, não incidem descontos.
SAIBA MAIS! A tacada de mestre para ficar invisível no WhatsApp, ter privacidade e se livrar de mensagens indesejadas
Já a segunda parcela, que representa a diferença entre o valor total da aposentadoria e o valor da parcela antecipada, será paga em conjunto com os benefícios da competência do mês de maio. Nessa, incidirão descontos, como o Imposto de Renda (IR), se for o caso.
Podem ter aceso ao 13º salário os beneficiários que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, ao longo de 2024 de acordo com informações do portal UOL.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Quem recebe salário-maternidade também tem direito ao 13º salário proporcional. Sendo assim, essa é mais uma grande vitória. Portanto, os aposentados garantem no próximo pagamento no mínimo R$ 700 extra do abono natalino.
QUAIS SÃO OS TIPOS DE APOSENTADORIAS DO INSS?
De acordo com informações do portal BMC News, atualmente as principais formas de solicitar a aposentadoria é destacada abaixo, com mais 6 alertas do INSS:
Aposentadoria por Tempo de Contribuição: É a opção mais comum, onde é exigido o mínimo de 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres. Além disso, existe uma regra de transição baseada em pontos, a somatória da idade com o tempo de contribuição, após a Reforma da Previdência.
Aposentadoria Especial: Os contribuintes que aturam expostos a agentes nocivos (riscos à saúde), podem se beneficiar dessa aposentadoria, podendo solicitar o benefício mais cedo. O período vai de acordo com os anos de exposição.
Aposentadoria por Idade Rural: Como citado acima, os trabalhadores rurais que comprovarem pelo menos 180 meses podem requerer esse benefício. Vale destacar que é considerado a idade de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
Aposentadoria dos Professores: Os docentes têm direito a esse tipo de aposentadoria diferenciada, atualmente definida no cálculo de pontos, após a Reforma da Previdência.
Aposentadoria por Incapacidade: A antiga aposentadoria por invalidez previdenciária, agora é chamada de ‘benefício por incapacidade permanente’. Esta forma requer um mínimo de 12 meses de contribuição e comprovação de incapacidade para o trabalho.
Atenção: Vale destacar que todos os brasileiros que contribuem para o INSS têm direito a um benefício em determinada época da vida. Porém, cada tipo de aposentadoria tem critérios que precisam ser atendidos. Sendo assim, é fundamental entender cada opção e como as recentes mudanças afetam seus direitos.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!