John Textor apresenta provas de manipulação do Palmeiras e 5 craques do São Paulo no esquema
25/04/2024 às 19h30
As disputas entre Leila Pereira, líder do Palmeiras, e John Textor, principal associado da SAF do Botafogo, foram levadas a Brasília. O magnata chamou a atenção das manchetes esportivas ao testemunhar nesta semana perante a CPI da Manipulação, no Senado Federal.
Em destaque, Textor apresentou as evidências que possui na última segunda-feira (22), em Brasília, sobre manipulações de partidas e apostas esportivas ao vivo. Ele sugere que o Palmeiras teria sido favorecido nas conquistas do Brasileirão Série A de 2022 e 2023.
No início do mês, o líder do Botafogo afirmou que “tem evidências de que o Palmeiras vem sendo favorecido por dois anos” e acusou cinco atletas do São Paulo de terem manipulado a derrota acachapante para o Alviverde no Brasileirão do ano passado.
De acordo com o repórter Athos Moura, do jornal Metrópoles, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deve anunciar, nesta sexta-feira (26), a suspensão oficial de Textor. O período será determinado pelo pleno, porém, o dirigente pode ser afastado do futebol brasileiro por até um ano.
LEIA TAMBÉM:
● Assista a Champions League na palma da mão com 7 Aplicativos de Celular: 1 deles é Gratuito!
● Não deixe de Assistir a Jogos de Futebol do Time favorito fora de casa: Baixe esses Aplicativos de Celular!
● Flamengo escancara interesse em Lucas Paquetá e Landim expõe bastidores de negociação
Declarações de Textor na CPI contra Palmeiras
Esta é a terceira vez consecutiva que o caso de Textor será julgado pelo STJD. Nas duas ocasiões anteriores, o vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua, não emitiu seu voto. Contudo, de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o magistrado não pode mais postergar o veredicto.
Anteriormente, o proprietário da SAF do Botafogo foi julgado por difamar Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e por invadir o campo do Estádio Nílton Santos após a virada dramática do Palmeiras por 4 a 3 sobre o clube carioca no Brasileirão Série A 2023. Ele foi temporariamente suspenso por 30 dias.
Quando passou pela primeira instância, foi aplicada uma pena de 35 dias. No entanto, o torcedor do Botafogo conseguiu um recurso suspensivo que permitiu que ele não cumprisse a sanção até que seu recurso fosse julgado. De acordo com a coluna do Metrópoles, esse ‘artifício’ de Textor não deverá ter êxito.
A virada sobre o Botafogo no Nílton Santos ocorreu exatamente quando o Verdão estava subindo na classificação para ultrapassar o rival na tabela geral. Vale ressaltar que o Fogão chegou a liderar o campeonato com uma vantagem de 13 pontos antes de sofrer uma queda abrupta.
A sequência de declarações e sugestões de Textor na mídia, questionando as conquistas nacionais do Palmeiras, foi ridicularizada por Leila. Em uma entrevista ao Globo Esporte, Leila revelou ter iniciado um processo na esfera civil e defendeu a exclusão do dirigente botafoguense do cenário do futebol brasileiro.
Durante sua participação esta semana no programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura, a líder do Verdão exigiu a apresentação de evidências de corrupção e classificou as afirmações de Textor como “uma afronta”.
“Esse senhor, com o perdão da expressão, é um idiota. O que esse John Textor está achando é que o Brasil é uma bagunça e que as autoridades não tomam providência nenhuma. Para se coibir isso, acho que esse homem tem que ser banido do futebol brasileiro”, disparou Leila do Palmeiras.
Autor(a):
Vinicius Carvalho
Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.