IDOSOS de 60, 61, 62, 63 e 64 têm novo DIREITO concedido pelo Governo desde que façam ESSE CADASTRO

23/04/2024 às 7h30

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Idosos fazendo cadastro para ter acesso a direito concedido pelo Governo (Foto: Reprodução/ Freepik)

Anteriormente, os idosos brasileiros tinham direito a acesso ao transporte público gratuito a partir dos 65 anos, mas agora tudo mudou, garantindo esse benefícios também a pessoas de 60, 61, 62, 63 e 64 anos através desse direito de ir e vir sem pagar nada.

+Brasileiros sem acreditar nesta terça (23): INSS faz liberação salvadora de aposentadoria por doença comum

Os idosos com 65 anos ou mais ainda permanecem com o mesmo benefício de gratuidade em metrôs, trens e ônibus municipais, mas agora, se estende ao grupo de idosos de 60 a 64 anos também. Para isso, é necessário que se faça o cadastro para ter em mãos a Carteira do Idoso.

+Combata ao ESTRESSE diário: Conheça 1 BEBIDA milagrosa que traz EQUILÍBRIO para a SAÚDE

nova lei do governo promete ajudar idosos de todo o país (Foto: Reprodução/ Freepik)

nova lei do governo promete ajudar idosos de todo o país (Foto: Reprodução/ Freepik)

A expansão que o Governo está dando as outras faixas etárias de idosos mais novos do grupo, visa uma melhor qualidade de vida, oportunidade de mobilidade e o acesso a serviços considerados essenciais a essa parcela da população que tanto já contribuiu com o país.

LEIA TAMBÉM:

+Martelo batido: Nova lei obriga os bancos a fazerem isso e atinge em cheio lista de CPFS de idosos

Essa medida beneficia a parcela do grupo de idosos que estão em uma idade considerada mais ativa e necessitam do deslocamento cotidiano. Com a gratuidade, garante-se um alivio financeiro e a possibilidade de poder investir seus ganhos em outras prioridades, dando até mais poder de compra e melhori qualidade de vida.

A inclusão social e mobilidade urbana dada aos idosos, de todas as faixas etárias acima dos 60 anos completos, é algo que se faz necessário, mais do que nunca, e um direito a oportunidade de que eles se mantenham ativos na sociedade, independentes e sem gastar tanto, ainda mais aqueles que vivem de renda fixa (aposentadoria).

Mulher com mais de 60 anos com sua Carteira do Idoso garantda em mãos (Foto: Reprodução/ Internet)

Mulher com mais de 60 anos com sua Carteira do Idoso garantda em mãos (Foto: Reprodução/ Internet)

+“O Banco Central anunciou”: A reviravolta no PIX confirmada por Tralli que atinge em cheio a Claro e Netflix

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o benefício é concedido através do Bilhete Único, facilitando a vida de milhares de idosos paulistas. Cada município tem suas regras, requisitos e métodos, mas, de uma maneira geral, é necessário ter o cadastro da Carteira do Idoso ativa.

Para o acesso a esse documento, deve-se acessar o site oficial do Governo Federal e fazer a solicitação diante de um cadastro rápido e simplificado. Presencialmente, isso pode ser feito pelas pessoas de 60, 61, 62, 63, 64 ou mais, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.

Idosos comemoram notícia sobre obrigação de passagem sem custo (Imagem Reprodução Canva)

Idosos comemoram notícia sobre obrigação de passagem sem custo (Imagem Reprodução Canva)

+MAIS DE 6 MILHÕES: Nem todos os IDOSOS segurados do INSS vão receber a antecipação do 13º SALÁRIO

Idosos têm direito a viajar de graça?

Mesmo com a Carteira do Idoso, os brasileiros acima dos 60 anos não têm direito a viajarem de graça, mas têm o benefício de descontos de até 50% em suas passagens de ônibus interestaduais. As companhias de transporte de viagens reservam 2 vagas a idosos que paguem metade do bilhete.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.