ALERTA! Novo golpe do PIX está aterrorizando os brasileiros e você precisa saber como se livrar dele
21/04/2024 às 14h00
Novo golpe do PIX está aterrorizando os brasileiros
No mundo digital de hoje, a praticidade do PIX vem acompanhada de desafios significativos, principalmente quando falamos sobre segurança. Esse esquema, denominado ‘Golpe da Mão Fantasma’, tem como intuito mudar o destinatário do dinheiro sem que a vítima perceba.
O diferencial desse novo golpe é a automatização da fraude. O criminoso consegue acessar o dispositivo da vítima e controlá-lo sem a necessidade de estar online operando o desvio em tempo real. Isso permite que o ataque seja mais sutil e eficaz.
SAIBA MAIS! Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Santander e +: Confirmando FIM de serviço mega importante nos bancos
Uma pesquisa da FICO revelou que 22% dos brasileiros já caíram em golpes com pagamentos em tempo real, como o PIX. Os dados da pesquisa, que ouviu mil brasileiros em janeiro deste ano, mostram que 97% dos brasileiros já usaram esta modalidade de pagamento.
A maioria usa este tipo de pagamento para enviar dinheiro para outras pessoas (88%) e negócios (74%), enquanto apenas 48% usam para pagamentos de empresa a consumidor.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Do total, 92% das pessoas ouvidas gostam de fazer pagamentos com ferramentas como o PIX pela rapidez da transferência, enquanto 86% apontam a facilidade como o maior benefício.
No entanto, apesar de este tipo de pagamento estar ganhando mais e mais confiabilidade dos usuários, isto contrasta com uma elevação no número de fraudes e golpes com pagamentos em tempo real. Entre os ouvidos, 65% dizem que amigos ou familiares foram vítimas de um golpe.
Além disso, 22% dos brasileiros contaram que enviaram pagamentos como o PIX para investimentos, bens ou serviços que nunca receberam, ou seja, caíram em algum golpe usando esta modalidade de pagamento.
Além disso, 35% dos brasileiros disseram que seu banco não faz o suficiente para educá-los sobre golpes, e 79% dos clientes recomendam a implementação de melhores sistemas de detecção de fraudes como a ação número um para ajudar neste tópico.
QUAL É O NOVO GOLPE DO PIX?
O fato é que nesse novo golpe, os bandidos utilizam Trojans, também conhecidos como ‘Cavalos de Troia’ que são softwares maliciosos disfarçados como arquivos ou aplicativos legítimos. Eles conseguem infiltrar-se nos dispositivos das vítimas, aplicar golpes e roubar dados, incluindo dinheiro.
De acordo com informações do portal Tec Mundo, para executar o golpe, os ladrões utilizam malwares bancários, que infectam os celulares das vítimas. Isso normalmente acontece por meio de aplicativos falsos que não foram baixados das lojas oficiais.
Quando uma transferência via PIX é iniciada, o malware bloqueia a tela do dispositivo até que a transação seja concluída. Durante esse período, o aplicativo malicioso altera automaticamente o destino da transação, frequentemente passando despercebido.
Portanto, não clique em links suspeitos e caso perceba algo diferente em seu aplicativo do banco, entre em contato com os canais oficiais da instituição financeira para relatar o problema.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!