Globo encurta Um Lugar ao Sol com medo de história ser um fracasso
08/09/2021 às 18h22
A novela Um Lugar ao Sol, que substituirá a reprise de Império (2014) na faixa das 21h da rede Globo, será exibida durante pouco mais do que quatro meses. A trama escrita por Lícia Manzo foi encurtada principalmente porque a direção de novelas da emissora está com medo de que a história seja um fracasso. Sua aposta está sendo mais positiva no sucesso do remake de Pantanal, que será exibida em 2022.
No total, Um Lugar ao Sol terá 107 capítulos originais no ar. A previsão inicial era de que tivesse 155 – um corte de 48 capítulos -, e tem sua estreia marcada para o dia 8 de novembro. O último capítulo deverá ser exibido no dia 11 de março de 2022.
Nos Tempos do Imperador sofre com audiência e Globo promove mudanças para salvar a novela
Um Lugar ao Sol será a novela mais curta do horário da rede Globo desde O Fim do Mundo, exibida em 1996, e que serviu como tapa-buraco entre Explode Coração (1995) e O Rei do Gado (1996) com 35 capítulos. De acordo com o Notícias da TV, nem as tramas com baixa audiência do horário tiveram um corte tão significativo.
Em Família (2014) e Babilônia (2015), duas novelas que foram grandes fracassos na emissora, tiveram 143 capítulos produzidos. Já A Lei do Amor (2016), outra fracassada, teve 155 capítulos. Até Amor de Mãe (2020), que teve sua produção prejudicada por conta do início da pandemia da Covid-19, teve mais episódios no total e terminou com 125.
LEIA TAMBÉM:
● Veja suas novelas preferidas pelo celular
● Conheça as melhores tendências de 2024 de cortes de cabelo para cacheadas e crespas
● Atenção: Não use mais esses 5 penteados para não ficar fora da moda e ficar com aparência ultrapassada
Ainda de acordo com o Notícias da TV, o principal motivo pelo qual Um Lugar ao Sol recebeu esse corte na quantidade de capítulos, é que a direção da Globo não enxerga no folhetim de Lícia Manzo uma história capaz de prender o interesse dos telespectadores e levantar o horário das 21h após o negativo desempenho de Império.
A Vida da Gente, exibida em 2011, é considerada excelente, mas não garantiu grandes índices em nenhuma de suas exibições – a última terminou recentemente, antes da estreia de Nos Tempos do Imperador. Sete Vidas (2015) também teve suas qualidades sempre realçadas pela crítica, mas está entre as novelas com mais baixas audiências da história do horário das 18h na rede Globo.
Sob Pressão dispara em audiência e dá mais ibope que novela das seis
Outro motivo importante para a redução dos capítulos de Um Lugar ao Sol foi a pandemia da Covid-19. A trama custa mais caro por ser produzida por conta de todos os protocolos de segurança e higiene. É importante ressaltar que a novela começou a ser gravada antes da pandemia, com cenas na Áustria, o que deixou a produção ainda mais cara.
Porém, a expectativa maior é que Pantanal, com uma grande produção e história que fez muito sucesso nos anos 1990, prenda mais o interesse do público.
Um Lugar ao Sol terá como personagem principal Cauã Reymond, que interpretará os irmãos gêmeos Cristian e Renato. Um cresceu em um orfanato, o outro foi criado por uma família rica. O elenco também conta com Alinne Moraes, Andréia Horta, Marieta Severo, Daniel Dantas, e a direção é de Maurício Farias.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.