Caixa estuda mudança na Loteria e funcionários reclamam

Caixa estuda mudança em operações da Loteria e funcionários acabam reclamando

18/04/2024 às 19h20

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Loterias Caixa devem passar por mudanças (Imagem: Reprodução)

A ideia não foi muito bem recebida pelos funcionários do banco

A Caixa está sendo questionada pelos funcionários por conta da possibilidade das operações lotéricas serem passadas para uma subsidiária, pois, a medida está sendo estudada pela instituição. Mas, esse, vale dizer, não é o primeiro governo que tenta privatizar as operações lotéricas.

A primeira movimentação ocorreu em 18 de março, onde a Caixa enviou um documento para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando ser contra as mudanças nas Loterias Caixa.

+ Conheça 5 truques caseiros com espuma de barbear que vão te surpreender com o resultado

“Solicitamos à Vossa Excelência que o Conselho de Administração do banco reveja a proposta de criação da subsidiária e que as loterias continuem exercendo seu importante papel social [e que a medida] seja retirada da pauta”, diz o ofício.

Porém, a cúpula da Caixa acredita que a mudança iria ser positiva para os consumidores, já que iria trazer uma agilidade operacional e melhorias no setor de tecnologia. Eles ainda argumentaram que os sistemas digitais apresentam problemas constantemente, dificultando assim as operações em várias áreas.

LEIA TAMBÉM:

E para defender o controle total da Caixa em relação as operações das Loterias, a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, acabou destacando a destinação de parte da arrecadação das lotéricas para os programas sociais e setores de seguridade.

“Esses valores chegam a programas como o Fies [Fundo de Financiamento Estudantil], então o estudante o brasileiro que está lá estudando ou tem seu filho no Fies está sendo beneficiado por essa arrecadação”, afirmou ela.

Ano passado, as Loterias Caixa acabaram investindo 39,2% de todo o valor arrecado na parte social. Dados mostram que a Loteria investiu cerca de R$ 9,2 bilhões em seguridade social, cultura, esporte, segurança e educação. No ano de 2023, os recursos investidos pelas Loterias Caixa ao setor social cresceu 2% em relação ao ano anterior, 2022.

+ Atenção: Grupo de idosos do INSS NÃO vão receber o 13º salário em abril; Confira quem são eles

Do total, o setor de seguridade recebeu 43% do valor total obtido no último ano. Já na área de segurança ficou com 26%. Já em comparação aos investimentos realizados nos últimos anos, é possível notar crescimento dos valores investidos pela Loterias Caixa na área social, ficando da seguinte maneira:

2016: 37,3% dos recursos destinados ao social;
2018: 37,4% dos recursos destinados ao social;
2020: 39,2% dos recursos destinados ao social;
2022: 38,8% dos recursos destinados ao social;
2023: 39,2% dos recursos destinados ao social.

Veja como ganhar dinheiro na Mega-Sena da Caixa (Foto: Reprodução/ Internet)

Mega Sena é a principal loteria da Caixa (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.