Anvisa pega brasileiros de surpresa e decreta retirada de 2 marcas populares de salgadinhos dos mercados

17/04/2024 às 15h00

Por: Sandra Cotrim
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Anvisa decreta retirada de 2 marcas de salgadinhos dos mercados (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação)

Boa parte dos brasileiros foram pegos de surpresa nos últimos meses. Isso porque, cada vez mais notícias são expostas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem suspendendo a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos de diversas marcas ao redor do país. No entanto, agora, a instituição parou tudo ao soltar um alerta para a população sobre 2 salgadinhos populares dos mercados.

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Para quem não acompanhou, a medida foi tomada após fiscais detectarem irregularidades na rotulagem dos produtos, que continham uma substância considerada fatal. No dia 16 de maio do ano passado, a agência determinou a retirada do Salgadinho de Milho com Queijo da marca Popcorners White Cheddar, fabricado pela empresa Pepsico – os lotes afetados foram os 5756062 e 5756104 do produto.

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A medida foi motivada pela ausência de advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de alergênicos derivados do leite e lactose. Sendo assim, no 5 de dezembro de 2023, a Anvisa emitiu um comunicado direcionado à marca Canaã, proibindo a comercialização e determinando o recolhimento de todos os lotes do produto Amendoim Japonês.

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A medida foi motivada pela ausência de advertências na rotulagem, em língua portuguesa, sobre a presença de alergênicos derivados do leite e lactose. A suspensão do produto se deu devido à ausência de advertências sobre a presença de trigo e soja na rotulagem do alimento. Esses ingredientes são conhecidos por desencadear alergias e intolerâncias em determinadas pessoas, por isso, a falta de indicação dessas substâncias pode representar um risco fatal para grande parte da população.

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Anvisa toma decisão sobre salgadinho (Imagem: Reprodução)

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