Saiba quem poderá receber o 13º salário e quem não terá direito ao benefício!
09/04/2024 às 17h48
A partir do dia 24 de abril, o pagamento da primeira parcela do 13º salário será pago através do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A segunda parcela está marcada para ser transferida na conta dos beneficiários no mês de maio. Os aposentados, pensionistas e as pessoas que recebem auxílios possuem a chance de receber o benefício.
ALERTA: Bolsa Família com 13º e 14º salário? Saiba AGORA se benefícios extras estão a caminho
O auxílio tem como principal objetivo oferecer um suporte financeiro maior para os segurados do INSS. No último dia 13 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para que o pagamento do 13º salário fosse antecipado.
O pagamento adicional tem o intuito de gerar uma ajuda financeira para as pessoas que são aposentadas, pensionistas e que recebem outros tipos de benefício no país. A medida procura ajudar os beneficiários a lidarem com despesas extras durante todo o ano.
A antecipação do pagamento do 13º salário faz parte de um conjunto de estímulo para a economia. A medida é adotada pelo quinto ano seguido a fim de desenvolver ainda mais o crescimento econômico. O adiantamento do pagamento procura reativar a economia, principalmente depois de um período de estagnação que aconteceu no fim de 2023.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O principal objetivo é dar uma ajuda financeira mais ampla aos trabalhadores e tentar impulsionar o consumo no país. O calendário de pagamentos do INSS é realizado em lotes, considerando o número final do benefício e da renda mensal do cidadão.
Para que você consiga identificar o número final do auxílio, é preciso ignorar o dígito verificador, por exemplo, se o número do benefício é 123-4, o final do benefício é o dígito 3. O número final do auxílio pode ser encontrado dentro da carta de concessão, no extrato de pagamento ou pelo telefone 135, sendo disponível para ligações de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quem possui o direito ao 13º salário do INSS?
O 13º salário do INSS é válido para os aposentados, pensionistas e outros segurados que recebem algum outro tipo de auxílio previdenciário. A exceção fica apenas por conta das pessoas que são contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).
No ano de 2023, os segurados e dependentes da Previdência Social auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão também tiveram direito ao recebimento do 13º salário.
Você está na lista? Esses idosos não vão receber o 13º Salário do INSS
Forma de pagamento do 13º salário do INSS:
O auxílio é pago sempre em duas parcelas, sendo a primeira delas feita em agosto, e a segunda, em novembro. Dentro da primeira parcela, serão pagos 50% do valor do benefício e na segunda, o valor restante. As datas de pagamento baseando-se nas informações do Decreto 10.410, assim como através do calendário de pagamentos do benefício mensal de 2023 já deve ter sido revelado, já é possível encontrar as datas do pagamento do 13º salário.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.