Saiba como emitir nova identidade liberada para pessoas de 0 a 59 anos
08/04/2024 às 20h05
Com o principal intuito de melhorar a segurança das informações dos cidadãos brasileiros, o Governo Federal decidiu criar uma nova identidade. O novo formato do RG reduzirá as fraudes e gerará uma maior segurança de identificação das pessoas. Desse modo, a atualização do mesmo deverá ser realizada por todos muito em breve.
ALERTA NACIONAL para nova identidade é feito hoje e deixa brasileiros chocados
A nova identidade terá apenas um único número de identificação, que agora será o do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o QR Code, tecnologia de blockchain e elementos gráficos como itens de segurança do documento.
Data limite para usar a identidade antiga?
O prazo máximo para fazer a troca do documento termina em 2032. Aliás, a primeira via da nova identidade poderá ser solicitada de modo totalmente gratuito, considerando que o documento possui uma data de validade.
- Crianças de até 12 anos: documento válido por 5 anos;
- Dos 12 aos 60 anos: documento válido por 10 anos;
- Acima dos 60 anos: validade do documento é indeterminada.
Como fazer a emissão da nova identidade?
Para que você consiga realizar a emissão do documento atualizado, é preciso realizar o pré-agendamento de dia e horário no órgão responsável pela emissão de documentos presentes em cada Estado do país e, desse modo, ir até o local com toda a sua documentação.
LEIA TAMBÉM:
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
● Projetor no seu bolso com um destes simples Aplicativos para Celular
● Descubra hoje mesmo se o seu Celular está Grampeado e previna-se com esse app
Vale ressaltar que o documento já pode ser emitido nos 23 Estados e no Distrito Federal, sendo eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Alerta importante! CPFs irregulares causarão bloqueio na emissão de novas identidades
Dados inclusos na nova identidade:
Dentro do novo documento, estarão o nome da pessoa e seu nome social (se houver), o número de seu CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade ou naturalidade, assinatura do titular do documento, nomes da mãe e do pai, órgão expedidor, local e emissão, QR Code para validação eletrônica, tipo sanguíneo e informações a respeito de doação de órgãos.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.