PRESENTÃO HOJE! Idosos se livram do pagamento de 9 dívidas e todos comemoram
05/04/2024 às 18h13
Os idosos com mais de 60 aos de idade possuem uma boa razão para comemorar no mês de abril. Uma nota lei acabou de entrar em vigor recentemente, confirmando que eles estão livres de pagar nove dívidas essenciais.
Notícia triste para os idosos sai e se decepcionam com 13º salário do INSS; Saiba motivo
Essa lei tem como objetivo proporcionar uma maior tranquilidade financeira para esse grupo de pessoas, que muitas das vezes têm de lidar com dificuldades para arcar com seus pagamentos obrigatórios.
A Lei do Superendividamento, como é mais popularmente conhecida, foi inventada para auxiliar os idosos que acabam sendo vítimas dos juros excessivos e possuem dívidas maiores do que as rendas que recebem por mês. Essa situação é muito comum, já que diversos idosos acumulam empréstimos ou financiamentos sem ter conhecimento prévio a respeito das consequências dessas transações.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas acima de 60 anos englobam mais de 15% da população brasileira. Muitas delas vivem recebendo apenas uma renda mínima e têm de lidar com muitas dificuldades para pagar suas despesas básicas do dia a dia, como contas de água, luz e telefone.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Com isso, a nova lei procura diminuir os juros e facilitar o financiamento de suas dívidas. A partir disso, os idosos ficarão ainda mais tranquilos com suas situações financeiras e poderão aproveitar a idade de um modo mais confortável.
As 9 dívidas isentas pelos idosos:
A partir da criação da Lei do Superendividamento, os idosos com mais de 60 anos estarão totalmente isentos do pagamento de nove dívidas importantes. Tais dívidas são consideradas cruciais para a qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos desse grupo de idade, sendo elas:
- Conta de água
- Conta de luz
- Conta de telefone
- Gás
- Boletos
- Empréstimos
- Crediários
- Parcelamentos em geral
- Carnês
Esse critério é extremamente importante para garantir a dignidade e o melhor modo de vida possível para as pessoas idosas. Neste momento, elas terão o direito de usar sua renda para outros fins e ficarão mais tranquilos financeiramente.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.