Demissão em massa: 35 mil pessoas devem ser demitidas de grandes empresas espalhadas pelo Brasil

05/04/2024 às 13h04

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Em meio a crise, empresas estão fazendo demissões em massa (Imagem: Reprodução)

Grandes empresas, conhecidas nacionalmente, estão fechando as suas lojas em todo o Brasil

Várias empresas do varejo encontram-se anunciando o fechamento de algumas de suas lojas em todo o país. Entre elas, grandes marcas já fecharam mais de 750 lojas, são elas Carrefour, Dia, Casas Bahia, Americanas e Marisa. Com o encerramento das atividades dessas lojas, o estimado é que novas demissões em massa comecem a acontecer nos próximos meses.

De acordo com as estimativas do comércio, serão cerca de 35 mil funcionários que irão perder os seus empregos. E um dos casos de maior notoriedade no país é o das lojas Americanas. A mesma encontra-se em recuperação judicial desde janeiro do ano passado e desde então a empresa já fechou 152 lojas, conforme apresentado nos documentos da Americanas. No período entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, 10.435 funcionários foram demitidos.

+ Fique em alerta: essas são as principais mudanças nas leis de trânsito para este ano de 2024

Na semana passada, a Marisa confirmou o fechamento de 91 lojas em 2023. O dado foi confirmado com a divulgação prévia do balando da empresa. De acordo com informações liberadas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as demissões apenas pela Marisa podem chegar aos 2,4 mil funcionários.

No mês de fevereiro deste ano, o Carrefour anunciou o fechamento de 123 estabelecimentos. Desse total, 94 são lojas da rede Todo Dia e outras 13 das marcas Nacional e Bom Preço. De acordo com dados levantados pela SBVC, a rede de hipermercados poderá chegar a demitir 12,5 mil funcionários.

LEIA TAMBÉM:

+ Veja como solicitar o novo cartão do Caixa Tem e quais são os benefícios que ele oferece

E no mesmo ramo, a rede Dia também entrou em recuperação judicial. Como uma das medias de contenção de danos, a rede acabou fechando 347 lojas e 3 centros de distribuição. Ao todo, a empresa conta atualmente com 587 pontos de vendas em todo o país.

A crise financeira está ocorrendo até mesmo em grandes empresas reconhecidas no país. Como é o caso da Casas Bahia, que está operando em prejuízo há cerca de 2 anos. No ano de 2023, 55 pontos de venda foram encerrados, resultando na demissão de 8,6 mil funcionários entre os meses de dezembro de 2022 e dezembro de 2023.

Casas Bahia passa por crise financeira (Foto: Reprodução/Internet)

Casas Bahia passa por crise financeira (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.