INSS FAZ ALERTA NESSA SEXTA (05): Idosos aposentados RECLAMAM de DESCONTOS INDEVIDOS e órgão se posiciona
05/04/2024 às 8h00
Os idosos brasileiros têm reclamado de descontos indevidos em suas aposentadorias do INSS. Isso aconteceu em algumas cidades brasileiras, como foi o caso de Martinópolis, em São Paulo. Isso acende um alerta sobre o assunto que você precisa saber o quanto antes.
De acordo com relatos da filha de uma senhora deficiente visual, devidamente aposentada pelo INSS, houveram descontos não autorizados no benefício da sua mãe. O INSS divulgou mais de 130 mil casos denunciados em todo o Brasil de descontos indevidos em benefícios.
+AUMENTO da APOSENTADORIA é uma REALIDADE aos IDOSOS segurados pelo INSS e você deve saber COMO
O mesmo aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde um aposentado relatou que parte da sua aposentadoria estava sendo destinada à associação Ambec, sem sua autorização. Diante disso, a própria associação chegou a se posicionar.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Algumas associações, como o caso da Ambec, têm sido apontadas como intermediárias em empréstimos para os aposentados e vem cobrando mensalidades descontadas nos benefícios, am alguns casos relatados, sem o consentimento dos idosos.
+Falência e fim devastador: O adeus de 2 lojas tradicionais que todos amavam ir após anos
Os empréstimos parecem ser atraentes a princípio, mas muitos aposentados têm relatado que negam ter autorizado estes descontos nas suas aposentadorias pagas pelo INSS. O órgão trouxe então uma solução aos casos.
O INSS fortaleceu as regulamentações sobre descontos em benefícios dos segurados. Neste momento, todos os beneficiários podem pedir o bloqueio dos descontos ou até eliminá-los através do app Meu INSS.
Segundo o presidente da Ambec, de acordo com seu posicionamento, foi argumentado que os idosos do INSS possam ter se esquecido da referida autorização dos descontos nos seus benefícios.
Vale destacar que os descontos não autorizados representam uma violação grave dos direitos dos idosos. O INSS alerta aos aposentados que denunciem qualquer irregularidade que verifiquem em seus benefícios.
O que o aposentado deve fazer diante de descontos indevidos?
Primeiramente, os aposentados devem revisar de maneira regular os seus contracheques e denuciarem os descontos indevidos que encontrarem. Pode-se também buscar auxílio jurídico de um advogado em ações coletivas contra essas associações para receberem compensações financeiras.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.