Vida longa e saudável: 6 coisas que você deve evitar se quiser viver até os 100 anos
31/03/2024 às 14h00
Uma das dádivas da vida é viver
Envelhecer de forma saudável a ponto de chegar aos 100 anos pode ser o desejo de muita gente. Afinal de contas, longevidade e saúde precisam andar juntas para que o bem estar prevaleça e você tenha uma vida longa e saudável.
Acontece que de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios, existem 6 coisas imprescindíveis que você deve evitar se quiser viver até os 100 anos de idade.
SAIBA MAIS! 3 perfumes importados para sair do óbvio e conquistar OLHARES por todos os lados
Atividade física: Se exercitar é um dos primeiros passos indicados pelos médicos para manter a saúde em dia e consequentemente prolongar os seus dias na terra. O indicado é realizar pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana. Vale pontuar que um passeio com o cachorro ou uma ida ao shopping não contam.
Alimentação saudável: Além de praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável é fundamental. Afinal, como diz o ditado “nós somos o que comemos”. Portanto manter uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis são fortes aliados para você chegar aos 100 anos.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Acompanhamento médico: Mesmo que você se sinta bem de saúde, é necessário se consultar no médico pelo menos uma vez por ano. Tratar doenças como diabetes, obesidade e hipertensão, por exemplo, também são fundamentais na longevidade.
Saúde mental: Depressão é o mal do século, por isso é essencial se atentar e tratar com as doenças psiquiátricas, para que possa ter uma vida longa. Manter a calma e não se estressar, principalmente por bobagens, como trânsito e coisas que não dependem de você, já mantém a sua saúde emocional em dia.
Regule o estresse: Conforme citamos acima, o estresse está cada vez mais presente no dia a dia da população. Para ter mais qualidade de vida, é fundamental tentar praticar meditação, ioga e até práticas de relaxamento.
Exercite o cérebro: Pode parecer não tão importante, mas seguir mentalmente ativo, ajuda nos estímulos cognitivos. Tente resolver os seus problemas e usar bastante a memória, pois exercitando o cérebro você facilmente chegará até os 100 anos.
100 ANOS? AFINAL, QUAL É A EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL?
De acordo com informações do portal Agência Brasil, a expectativa de vida em 2020 foi de 74 anos. Portanto, dois anos a menos do que o estimado anteriormente, de 76 anos. Em 2021, ano da pandemia com mais mortes, a projeção foi de de 72 anos.
Acredita-se que, em 2023, cujos dados sairão apenas em 2024, a expectativa de vida continuará crescendo, recuperando as perdas ocorridas durante a pandemia. Mas como citamos acima, envelhecer saudável ajuda a ter longevidade.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!