Os 2 perigos que os utensílios de madeira proporcionam e você nem imagina
30/03/2024 às 1h10
Tome bastante cuidado com o uso desses utensílios de cozinha
Os utensílios de madeira como colheres de pau e escumadeiras são itens usados há décadas na cozinha dos brasileiros por conta da sua durabilidade e apelo estético que possui. Mas, grandes preocupações em relação a segurança alimentar e a higiene ao usar os utensílios apareceram.
Embora sejam opções que não arranham ou comprometem o revestimento das panelas, utensílios de madeira podem ter um efeito colateral ruim. Pelo menos é o que diz alguns especialistas e até alguns estudos a respeito do assunto.
E o principal risco ao usar utensílios de madeira na cozinha é a porosidade do material, que pode absorver líquidos e resíduos de alimentos. Isso gera um ambiente propício para o crescimento de bactérias, mofo e outros microorganismos, o que gera à contaminação dos alimentos.
+ Confirmada antecipação do Bolsa Família para o mês de abril; novo valor de 800 foi liberado
Sem falar que as rachaduras e fendas que se desenvolvem na superfície da madeira podem abrigar sujeira e bactérias difíceis de limpar.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
E apesar da contaminação em um utensílio de madeira poder ocorrer, ela não é exatamente uma consequência inevitável. Porém, é importante destacar que as chances são maiores em comparação a utensílios não porosos, a exemplo do aço inoxidável ou plástico.
A madeira acaba sendo difícil de limpar e desinfetar completamente, tornando assim, menos higiênica. Especialmente ao lidar com alimentos crus, a exemplo de carne, a possibilidade de contaminação cruzada aumenta quando a madeira é usada.
Felizmente, existem alternativas seguras aos utensílios de madeira que oferecem mais garantias de higiene. Utensílios de aço inoxidável são resistentes, fáceis de limpar e não absorvem líquidos ou resíduos.
+ Governo diz sim e auxílio para jovens no valor de 700 reais todos os meses é aprovado
O silicone acaba sendo outra opção segura, uma vez que é resistente a bactérias e pode ser limpo de forma fácil. Utensílios de plástico de qualidade alimentar também é uma alternativa, porém, é importante garantir que não estejam rachados ou danificados, pois, podem abrigar bactérias.
Caso você opte por usar utensílios de madeira, tome precauções extras para poder garantir a segurança alimentar. Lave-os com água quente e sabão após cada uso, seque bem e evite deixá-los imersos em líquidos por longos períodos.
De forma regular, aplique óleo mineral nos utensílios para poder ajudar a selar a madeira e protegê-la da absorção de umidade e resíduos.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.